Dicas de Saúde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar.



10 dicas para correr com saúde, por Marcio Atalla

Por: Marcio Atalla


dica 1
Antes de correr, aqueça seu corpo, tire-o da inércia devagar. Inicie com uma caminhada, depois acelere os passos e então comece com um trote (corrida leve). Com 5 minutos de aquecimento seu corpo já vai estar pronto pra você entrar no ritmo de sua corrida com mais segurança e conforto.

 

dica 2
Nunca corra em jejum. Aliás, nunca faça atividade física em jejum. Pode ocorrer uma hipoglicemia (redução drástica das taxas de açúcar no sangue) e como consequência, fortes enjôos e até desmaio. O Ideal é que se consuma uma fonte de carboidrato leve, como uma fruta, uma torrada, um suco, cerca de 30 a 5 minutos antes da prática do exercício.

 

dica 3
Use roupas leves para correr. O suor deve evaporar para que o corpo se mantenha em uma temperatura aceitável. Correr com roupas pesadas impede que isso ocorra, e a temperatura do corpo fica muito elevada, podendo causar hipertermia e desidratação.

 

dica 4
Mantenha-se hidratado. Não apenas corredores, mas todas as pessoas devem se hidratar, bebendo copos de água durante todo
o dia. Os praticantes de corrida devem estar ainda mais atentos para a hidratação, e beber água ou bebidas isotônicas antes,
durante e após as corridas.

 

dica 5
A corrida é uma atividade de altíssimo impacto, por isso vale fazer reforço muscular, sobretudo para membros inferiores. Musculação e exercícios funcionais são os mais indicados. Fortalecer a musculatura é importante para proteger as articulações, que são bastante exigidas.

 

dica 6
Alongue-se! Mas não antes da corrida e nem imediatamente depois. Reserve de 15 a 20 minutos por dia para alongar seu
corpo, independente da hora da sua atividade física. Alongar antes da corrida não é importante. O importante é aquecer o
corpo. Alongar depois da corrida, pode ser perigoso. Com o corpo muito aquecido podemos forçar além do limite e provocar lesões,
como alguma distensão, por exemplo.

 

dica 7
Sempre que puder, procure alternar os tipos de solos em que você corre. Terra batida, asfalto, areia, esteira, são algumas opções. Vale correr na ladeira também. A subida é um excelente treino de corrida. Melhora o condicionamento cardiovascular, fortalece as pernas, promove maior gasto calórico e reduz o impacto nas articulações. Mas atenção! Na descida, vale caminhar e recuperar. O impacto da descida é muito forte!

dica 8
Corredores, lembrem-se: comer bem é fundamental para a performance e para a saúde. Lembrem de fazer refeições saudáveis a cada 3 horas e nunca deixar de consumir carboidratos, que é nossa principal fonte de energia.

 

dica 9
Escute seu corpo. Ao menor sinal de dor ou desconforto, pare e observe. Devemos ter cuidado para não ultrapassar nossos próprios limites e com isso sofrermos alguma lesão ou até mesmo sermos forçados a interromper nosso treinamento.

 

dica 10
Descanse. Tire um dia, pelo menos, da semana para descansar. Não fazer nenhuma atividade física (ou pelo menos nada intenso) e relaxar é tão importante quanto a alimentação e o treinamento em si.