Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Quero ficar forte! Quanto mais proteína eu comer, melhor?

Por: Marcio Atalla


Quero ficar forte! Quanto mais proteína eu comer, melhor?

Meu maior complexo é a barriguinha, que não consigo perder de jeito nenhum. Vou começar a fazer 30 minutos de abdominal por dia para ver se dá jeito. Também quero ficar forte, quanto maior o consumo de proteína, melhor? Você tem mais alguma dica?

Maria Eduarda Lopes – Salvador 

Minha dica é que você substitua esses 30 minutos de abdominal por 30 minutos – ou mais – de exercícios aeróbicos. Na verdade o corpo não emagrece de forma localizada, sendo assim, o exercício localizado de abdominal vai ser útil pra fortalecer a musculatura de seu abdômen, mas não para queimar a gordura da região.

Mais proteína é melhor, será?

Apenas alimentação balanceada é mais que eficiente para fornecer a necessidade de proteína diária.

Para que você saiba a quantidade de proteína que precisa por dia, basta calcular, para uma pessoa fisicamente ativa, 1,8 gramas por quilo de peso corporal.

Considerando alguns alimentos, como o filé, que tem cerca de 20 gramas de proteína, e um pote de iogurte, que tem cerca de 7 g, você pode começar a calcular sua ingestão diária desse nutriente, para não comer nem além nem aquém do que seu corpo precisa.

Proteína

Foto: Evan Lorne/ Shutterstock

Quer emagrecer? Vá de aeróbico

Para emagrecer o corpo, ou seja, reduzir o percentual de gordura os exercícios aeróbicos, de mais de 30 minutos de duração, são os mais indicados.

Você pode caminhar, correr, pedalar, nadar, fazer transport etc.

Porém, o resultado só será alcançado se a atividade tiver regularidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o exercício aeróbio seja feito 5 vezes por semana.

Mas não se esqueça: a alimentação também deve ser equilibrada e fracionada. A dupla alimentação-atividade física deve sempre andar junta, para que você alcance seus objetivos e ganhe saúde.

Marcio Atalla conversa sobre o papel da proteína na alimentação 

Veja também
Valores nutritivos da carne (por 100g)
Proteína da ervilha e glutationa fazem parte da nova “safra” de ingredientes para turbinar músculos
É verdade que a musculação faz a ‘troca’ da gordura por músculos?


VEJA TODAS AS PERGUNTAS