Estilo de Vida


3 dicas simples para melhorar a sua alimentação e emagrecer

A qualidade da alimentação é um fator muito importante para o emagrecimento. Conheça jeitos fáceis e possíveis de melhorá-la


3 dicas simples para melhorar a sua alimentação e emagrecer

A quantidade de mitos que cercam a alimentação cresce a cada dia, especialmente quando o assunto é emagrecer. A todo momento, dietas ou alimentos milagrosos são vendidos como a mais nova maneira de dar adeus à gordura. Mas eles podem acarretar malefícios à saúde e, às vezes, são tão restritivos que é difícil mantê-los a médio e longo prazo. Aprenda a melhorar sua alimentação e emagrecer sem sofrimento. 

“Quando a gente fala de alimentação, principalmente voltada para o emagrecimento, ainda tem muitos mitos. Água com limão, jejum intermitente, cortar o glúten. Todas promessas de soluções fáceis, rápidas e milagrosas”, conta Marcio Atalla. 

Alimentação e emagrecimento

A alimentação afeta diretamente o emagrecimento, mas não se trata de cortar alimentos ou fazer dietas restritivas. Há uma série de fatores que precisa ser considerada para emagrecer com saúde. 

“Quando se fala de emagrecimento, é preciso levar em conta um contexto muito mais amplo. O estilo de vida de uma pessoa influi no peso, na composição corporal e na saúde”, afirma Atalla. 

A atividade física (ou sua ausência) e a qualidade do sono também desempenham papéis importantes nesse processo. 

Alimentação emagrecer

“O sono influencia enormemente na alimentação. Quando ele é insuficiente, pode ocorrer aumento dos hormônios da fome e do estresse, e diminuição do da saciedade e do GH”. 

👉GH é o chamado “hormônio do crescimento”, responsável por estimular a multiplicação celular. 

Dicas simples e possíveis do Atalla para emagrecer com a alimentação

Ao tratar de alimentação para um fim, que é o emagrecimento, é preciso pensar em dicas práticas, que as pessoas sejam capazes de executar, evoluir aos poucos, e que elas possam tornar um hábito, recomenda Atalla. 

1. Reduza a porção

“Normalmente, as pessoas ingerem um número de calorias maior que o necessário, então a primeira dica é: quer mudar a alimentação, comece pela quantidade. Reduza as porções em 10%, até a da sobremesa”, ensina. Assim, não é preciso se privar de nada. 

👉Calcule seu gasto calórico

Alimentação emagrecer

2. Inclua fibras

As fibras aumentam e prolongam a sensação de saciedade. “Em todas as grande refeições – café da manhã, almoço e jantar -, inclua fibras. Assim você consome um volume de alimento maior, com menos calorias e mais nutrientes e vitaminas”. 

Pode ser uma fruta ou farelo de aveia no café da manhã, a salada no almoço e jantar. 

3. Menos sal, açúcar e gordura

Não se trata de excluir esses alimentos do cardápio, mas de consumir menos no dia a dia. “Assim você estará dando um passo importante para diminuir as calorias ingeridas e aumentar a qualidade da sua alimentação”, ensina Atalla.

No Brasil, quase 70% do açúcar consumido é adicionado, ou seja, não está embutido no alimento, conta. 

Melhorar alimentação emagrecer

Desconfie de promessas milagrosas

Fuja das dietas da moda, que prometem a eliminação de diversos quilos de uma vez. Ao cabo de um determinado período, é até possível que a promessa seja cumprida, mas o preço pode ser alto. 

Em primeiro lugar emagrecer e perder peso não são sinônimos. Atalla explica que emagrecer é perder gordura, o que pode ou não vir acompanhado da diminuição dos números da balança. Inclusive, a prática frequente de exercícios pode ocasionar aumento de peso, pelo ganho de massa magra. 

Melhorar alimentação emagrecer

👉Emagrecer x perder peso: entenda a diferença

Além disso, dietas restritivas podem acarretar deficiência de nutrientes ao restringir a ingestão de determinados alimentos ou classes de alimentos. 

👉Assista ao vídeo completo

 

Veja também
Alimentação saudável para mulheres em diferentes faixas etárias
Como melhorar a alimentação e emagrecer com saúde?
Qual dieta você acha que vai me ajudar a emagrecer?




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias