Marcio responde


Dieta low carb: vale a pena para a saúde cortar o nutriente?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Dieta low carb: vale a pena para a saúde cortar o nutriente?

loEstou vendo muitas pessoas fazendo a dieta low carb. Esta dieta promete uma redução de peso sem mesmo realizar atividade física. Não acredito que uma dieta baseada somente em gorduras pode perder peso sem prejudicar o organismo. O que você tem a falar?

Antônio Augusto de Moura Barbosa

Concordo com você. Não apenas em relação à dieta low carb, na verdade, qualquer dieta que tenha restrições radicais não pode fazer bem à saúde. Eu, de fato, sou contra dieta, qualquer uma, a não ser quando a pessoa é motivada por alguma filosofia de vida, como os veganos, por exemplo.

Se for uma dieta baseada em resultados estéticos, há grande risco de estar fadada ao fracasso.

Dieta low carb

Low carb: nome novo, estratégia antiga

A dieta que reduz bruscamente o consumo de carboidratos não é novidade. Ela ganha “roupa nova” de tempos em tempos, porque de fato, quem reduz ou zera o consumo desse nutriente perde na balança cerca de 5 quilos, invariavelmente, nos primeiros dez dias.

Isso não é porque a dieta low carb é boa, mas é basicamente uma questão de conta matemática. Tirar o carboidrato significa tirar a água que está nos alimentos do cardápio, que como o nome diz tem hidrato de carbono, ou seja, sua composição contém moléculas de água. Portanto, perde-se peso de líquido.

Dieta low carb

Perde-se peso de massa magra também, já que nosso corpo tem um estoque de 1 quilo de glicogênio que fica nos músculos. Para estocar esse glicogênio, o corpo precisa de 3 litros de água, se não recebemos o carboidrato da alimentação, o corpo usa esse carboidrato dos músculos. Por isso, perdemos mais água e também perdemos massa muscular.

Emagrecer X perder peso

Pode-se perder ainda uma pequena quantidade de massa gorda, já que a alimentação fica mais restrita e acaba provocando redução da quantidade de calorias ingeridas, mas seria uma quantidade bem menor do que a esperada. Outro fato negativo, é que a restrição leva à compulsão, e com o tempo pode até provocar algum tipo de distúrbio alimentar.

Dieta low carb

O melhor mesmo é ter uma alimentação variada, equilibrada e colorida, com alimentos mais naturais e menos processados, e fazer atividade física todos os dias. Isso é ter saúde, ter qualidade de vida.

Veja também
Refeição de carboidrato ajuda a ter uma boa noite de sono
Longevidade saudável
Prática de atividade física ajuda a regredir o diabetes


Veja Mais...