Emagrecer é bom pro joelho

Estudo mostra que perder peso ajuda a combater a artrose

Por: Equipe Marcio Atalla


Emagrecer é bom pro joelho

Sente dor no joelho ao praticar exercícios? Ou simplesmente ao levantar da cama ou do sofá ou ainda ao caminhar? Pois é, você pode estar sendo vítima da artrose.

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é um processo de desgaste da cartilagem de alguma articulação do corpo, gerando uma inflamação pelo atrito de um osso com o outro.

É uma doença que afeta muito os joelhos e tem como alguns dos sintomas:

.Dor crônica

.Dificuldade em se movimentar

.Inchaço no local

.Aumento da sensibilidade na articulação

.Perda de flexibilidade

.Rigidez

.Dormência ou formigamento

.Limitação de movimentos

.Fraqueza muscular

.Estalos na articulação

 

E uma pesquisa científica revelou que uma das principais causas da artrose nos joelhos é estar acima do peso.

Quer saber mais? Siga lendo este texto!

 

O estudo

A pesquisa foi veiculada na conceituada revista científica Arthritis & Rheumatology (( https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/art.42307)) e mostrou que alterações no Índice de Massa Corporal (IMC) estão associadas a uma piora nos quadros de artrose.

“Nesse estudo que avaliou mais de 6.000 joelhos, cada redução de 1 unidade no IMC foi associada a uma redução de 4,76% nas chances de incidência e progressão dos defeitos estruturais gerais de osteoartrite do joelho’’, explica o médico Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado que os casos de obesidade triplicaram no mundo inteiro desde 1975. No Brasil, esta doença crônica afeta quase 1/4 da população. Já o sobrepeso ataca quase 6 em cada 10 brasileiros.

“Isso significa predizer que teremos uma epidemia ainda maior de artrose nos joelhos. A artrose é a maior causa de dor musculoesquelética e limitação funcional na população idosa’’, acrescenta o médico.

 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-mitos-e-verdades-sobre-a-artrose/

 

Sobrepeso e artrose

O excesso de peso corporal é algo já catalogado na medicina como um fator de risco para o aparecimento e também para o avanço da artrose no joelho, chegando até o ponto de comprometer totalmente o funcionamento das articulações.

“Pessoas com sobrepeso ou obesidade, e potencialmente também aquelas com peso normal, podem se beneficiar de uma diminuição no IMC para prevenir ou retardar os defeitos estruturais na osteoartrite do joelho”, explica o médico.

Ainda segundo o dr. Marcos, além da artrose, o joelho de alguém muito acima do peso também tem o risco de ser afetado por uma condição chamada condromalácia, que é um problema que afeta bastante os joelhos dos obesos, inclusive dos mais jovens.

“Nesse caso, a sobrecarga gera inflamação na cartilagem, que fica mole com o tempo. Caso o diagnóstico demore a ser feito, o joelho pode ficar inoperável, piorando suas condições gradativamente’’, diz o ortopedista.

Existem ainda outras lesões geradas por excesso de carga, que são:

.Lesão da cartilagem

.Lesão meniscal degenerativa

“Em ambos os casos, podemos ter quadros graves, ainda mais em pacientes em que a obesidade intensificou problemas no joelho já existentes”, aponta o especialista.

 

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/atividade-fisica-nao-causa-artrose-ao-joelho-2/

 

Combatendo a artrose

A realidade é que com o processo de envelhecimento, é comum a pessoa começar a sentir algum tipo de dor nos joelhos, principalmente por causa da artrose.

Mas o problema é agravado para quem está com sobrepeso e ainda leva uma vida sedentária. Nestes casos, as dores nas articulações dos joelhos costumam começar mais cedo e são muito mais intensas.

‘’O aumento de peso causa uma sobrecarga sobre as articulações com um trauma repetitivo excessivo da cartilagem e sua degeneração. Dessa forma, uma recomendação importante é a perda de peso, de preferência acompanhada de algum exercício, já que as articulações foram feitas para o movimento”, diz o médico ortopedista.

Entre as recomendações para se prevenir e enfrentar o problema estão:

.Buscar orientação de um nutricionista para orientar a dieta

.Atividade física, para perder peso e fortalecer a musculatura

 

E o dr.Marcos finaliza com uma dica importante:

‘’Ao sentir dor no joelho, o melhor a fazer é procurar um ortopedista com essa especialidade. O diagnóstico correto e o programa de tratamento indicado pelo especialista podem frear a progressão da artrose”.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr Marcos Cortelazo/Ortopedista

 

Confira essas também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/emagrecer-perder-peso-entenda-as-diferencas/

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres


VEJA TODAS AS MATÉRIAS