Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

Por: Equipe Marcio Atalla


Mulheres: atenção com os joelhos!

Praticar atividade física é algo fundamental para manter a saúde e o bem-estar do organismo. Mas os adeptos da prática constante de algum tipo de exercício físico precisam ficar sempre alertas com possíveis lesões nas articulações. 

E uma das partes do copo mais afetadas por contusões são os joelhos. Os homens também podem sofrer com o problema, mas as lesões neste local são mais comuns entre as mulheres, principalmente por estes motivos:

.Alterações hormonais

.Uso de saltos altos

.Anatomia do corpo feminino

Quer saber mais como se precaver sobre lesões nos joelhos? Então não deixe de ler a matéria que preparamos para você!

A questão da anatomia

Os joelhos são uma das estruturas corporais mais afetadas pelo risco de lesões. Mas por que isso acontece? Quem nos explica é o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em ortopedia e traumatologia pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

“Trata-se de uma articulação grande, complexa e responsável pela sustentação do corpo e pela absorção de impacto, sendo muito demandada durante a movimentação”.

Mas mesmo sendo uma ameaça também para o sexo masculino, as mulheres precisam ficar mais atentas à saúde dessas articulações, por vários motivos. Um deles é a própria anatomia do corpo feminino.

“De maneira geral, as mulheres possuem uma bacia mais larga (ginecoide), tendem a ter joelhos arqueados para dentro (valgos) e apresentam um ângulo do quadríceps maior. Esses fatores causam alterações biomecânicas e de alinhamento, especialmente nos membros inferiores, aumentando assim a suscetibilidade das mulheres de sofrerem com condições como a condromalácia patelar, caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela”, afirma o ortopedista.

Entre outros tipos de problemas que podem afetar os joelhos das mulheres estão:

.Lesões nos ligamentos 

 .Artrite

.Artrose

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-dicas-para-proteger-os-joelhos/

 

Hormônios e menopausa

Outra questão que torna as mulheres mais propensas à lesões nos joelhos, são as alterações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual.

“As articulações, assim como as cartilagens que as protegem, possuem receptores de estrogênio, hormônio que contribui para a manutenção da saúde dessas estruturas. Logo, quando os níveis de estrogênio sofrem alterações durante o ciclo menstrual, essas estruturas tornam-se mais frágeis. Pode ocorrer uma maior frouxidão dos ligamentos, o que favorece, por exemplo, a ocorrência de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)”, diz o dr. Marcos.

Essas mudanças nos hormônios que impactam nas articulações também podem ser causadas por outra questão comum na vida das mulheres: a menopausa.

“Conforme a produção hormonal é alterada na menopausa e os níveis de estrogênio diminuem, as articulações ficam mais inflamadas, o que causa dor em regiões como mãos, joelhos e ombros e favorece o surgimento de condições como a artrite e artrose”, indica o médico.

E o especialista acrescenta:

‘’Essa alteração hormonal que ocorre na menopausa também favorece a perda da massa óssea, levando à osteoporose e, consequentemente, aumentando o risco de fraturas e lesões no joelho. Especificamente tratando-se da menopausa, a reposição hormonal pode ser indicada, mas a avaliação deve ser feita caso a caso por um ginecologista’’.

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/

 

Uso de salto alto

 Existe ainda um componente que pode ser mais um risco para os joelhos das mulheres. São aquelas peças de vestuário que grande parte do público feminino não abre mão: os sapatos ou sandálias de saltos altos.

“Ao usar um salto alto, a distribuição do peso ao caminhar é alterada, concentrando-se no joelho, o que acaba exigindo mais da articulação da região, favorecendo assim o desgaste, principalmente, da cartilagem da patela. Como resultado, há aumento do risco de condições como a condromalácia patelar e a artrose”, garante o dr. Marcos Cortelazo.

Mas qual seria a solução então? 

“O ideal é evitar o uso desse tipo de calçado quando possível e, quando não, optar por opções com saltos mais baixos e bicos mais largos. Ou ao menos evitar o uso excessivo dos saltos altos”, sugere o ortopedista.

Existem ainda alguns cuidados específicos que as mulheres podem tomar para prevenir lesões nos joelhos, entre os quais estão:

.Fazer alongamentos

.Manter o peso ideal do corpo

.Alimentação balanceada

.Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura

.Evitar  sobrecarga nos treinos

Também é importante procurar orientação de um profissional de educação física quando for praticar ou iniciar algum programa de exercícios, para preservar essa área tão sensível na mulher que são os joelhos.

 E o dr. Marcos Cortelazo conclui com um alerta importante:

“Caso surja algum sinal de dor, inchaço ou dificuldade de movimentar o joelho, o mais importante é buscar ajuda de um ortopedista para receber o diagnóstico e tratamento adequado’’.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista

Confira estas também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/emagrecer-e-bom-pro-joelho/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/salto-alto-e-varizes-mito-ou-verdade/
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-nutricao/alimentacao-pode-influenciar-no-inicio-da-menopausa/

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!

Grama natural ou sintética?

Grama natural ou sintética?

Saiba o que levar em conta ao praticar esportes nos 2 tipos de grama


VEJA TODAS AS MATÉRIAS