7 mitos e verdades sobre a artrose

Tire algumas das principais dúvidas sobre esta doença tão comum

Por: Equipe Marcio Atalla


7 mitos e verdades sobre a artrose

A artrose é um problema de saúde mundial e que leva preocupação às autoridades médicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 80% da população global, na faixa etária mais avançada acima dos 65 anos de idade, sofre com esta doença. No Brasil, são cerca de 15 milhões de pacientes atacados pela artrose, pelos dados do Ministério da Saúde.

A artrose é uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e provoca alterações ósseas, principalmente nas seguintes partes do corpo:

.Joelhos

.Coluna,

.Quadril,

.Mãos e dedos

A artrose pode ser bastante grave quando a cartilagem é totalmente destruída, fazendo com que  os ossos entrem em choque uns om os outros, gerando um atrito que pode criar  grandes desgastes.

Entre os principais sintomas, se destacam:

.Dor

.Inchaços

.Queimação

,Redução dos movimentos

.Crepitações (rangidos  nas articulações)

Mas mesmo sendo bem comum, é uma doença que ainda cria muitas dúvidas nos pacientes. Quer saber 7 dos principais mitos e verdades sobre a artrose? Então continue lendo esta matéria.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/marcio-responde/tenho-pinos-nos-joelhos-e-artrose-posso-fazer-caminhadas/

 

Artrite, exercícios e idosos

Quem vai ajudar a esclarecer as principais incertezas sobre a artrose, é o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP, integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS).

‘’Artrite e artrose são a mesma coisa’’: MITO

‘’ Apesar dos nomes parecidos, não é a mesma coisa. Enquanto a artrite é uma inflamação da articulação, a artrose é o desgaste da articulação”, explica o dr. Marcos.

‘’A atividade física diminui os sintomas da doença’’: VERDADE

‘’Desde que seja feita com acompanhamento, sem sobrecarga excessiva, priorizando a técnica, a atividade física ameniza os sintomas da artrose a longo prazo, por estimular os músculos da coxa que ajudam a proteger a articulação do joelho. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois apesar de fazer bem, a atividade física também pode desgastar as articulações dos joelhos, uma das mais complexas do corpo. Alongamento da forma correta, fortalecimento muscular e escolher o calçado ideal para a prática esportiva são 3 cuidados que devemos ter e que fazem muita diferença”, diz o médico.

‘’Artrose só ataca os idosos’’: MITO

“Entre as doenças ortopédicas e reumatológicas a artrose é de fato a que mais atinge as pessoas da terceira idade. No entanto, ela pode sim afetar pessoas mais jovens. Na maioria dos casos, isso ocorre por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações, geradas pela obesidade, prática exagerada ou descuido nas atividades físicas”, esclarece  o ortopedista.

 

Cura e cirurgia

‘’Artrose não tem cura’’: VERDADE

‘’Ainda não é possível a cura da artrose, entretanto, quando o tratamento é iniciado logo após o diagnóstico, é possível amenizar os sintomas com tratamentos indicados após a avaliação médica, incluindo a fisioterapia’’, fala o especialista.

‘’Todo caso de artrose exige cirurgia’’: MITO

 “A cirurgia é indicada quando é necessário fazer um realinhamento dos ossos ou a colocação de prótese para substituir a articulação lesionada. Cada caso é um caso”, destaca o médico.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/marcio-responde/tenho-artrose-nos-joelhos-mas-caminho-forte-diariamente-como-posso-aumentar-a-preparacao-fisica/

 

Alimentação e bebidas alcoólicas

‘‘A alimentação influencia no tratamento’’: VERDADE

‘’De forma direta não, mas indiretamente sim, pois a ingestão aumentada de açúcar vai poder acarretar ganho de peso que tem efeito deletério sobre as articulações. Além disso, pacientes com intolerância à lactose que insistem em ingerir o leite, sofrem com o aumento dos fenômenos inflamatórios no organismo. Isso pode ter repercussões articulares. Devemos primeiro ter como meta o controle ou adequação de peso, evitando o excesso de peso. E em segundo lugar, a manutenção da massa magra ou musculatura que tem como efeito secundário a proteção das articulações. Assim, devemos privilegiar a ingestão de proteínas e uma correta hidratação”, afirma o especialista.

‘’O álcool aumenta o risco da artrose’’: VERDADE

 “A bebida alcoólica pode causar o aumento do ácido úrico no sangue, condição esta chamada de hiperuricemia, que leva a uma inflamação das articulações e quando não tratada, pode ocasionar lesões da cartilagem articular, que evoluem para a artrose”, conclui o médico ortopedista Marcos Cortelazo.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:

Dr. Marcos Cortelazo/ Ortopedista

Confira essas também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/exercicio-e-articulacoes/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/

Ameaça à coluna da mulher

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos


VEJA TODAS AS MATÉRIAS