Dor no joelho: treinar ou não treinar?

Saiba o que são as lesões no joelho e se elas podem impedir a atividade física

Por: Equipe Marcio Atalla


Dor no joelho: treinar ou não treinar?

Você costuma ouvir ‘’estalos’’ nos joelhos? Ou sente dores nesta região do corpo?

E caso tenha algum destes sintomas, já se perguntou: ‘’será que é algo sério’’?

Na verdade sentir algum tipo de dor ou incômodo nos joelhos é mais comum do que se imagina. Mas será que isso é grave ao ponto de impedir a prática de exercício físico?

Para saber a resposta, siga lendo esta reportagem.

Causas da dor no joelho

Uma das maiores dúvidas de quem pratica alguma atividade desportiva é com as causas das dores nos joelhos. Quem nos responde é o médico ortopedista   Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

‘’As causas mais comuns de dores nos joelhos são as doenças da cartilagem tais como: condromalácia (desgaste na cartilagem do joelho), lesões condrais traumáticas e artrose, sobrecargas por excesso de peso corporal ou traumas de repetição como esportes de impacto ou que envolvam pesos excessivos e/ou repetitivos’’.

E prossegue o dr.Marcos:

“É extremamente frequente a dor em situações em que o joelho fica por muito tempo dobrado, ou seja, em flexão. Costumamos denominar isso de sinal do cinema, que é uma referência à dor no joelho toda a vez que o mesmo permanece muitas horas em posição de flexão, como ocorre no cinema. Deve-se ao aumento da pressão sobre a cartilagem da articulação patelofemoral. Pode ocorrer também em situações como agachamento’’.

O ortopedista comenta ainda sobre as chamadas dores pós-esforço:

“As dores que aparecem durante a atividade e a interrompem, ou aparecem após a atividade e não regridem espontaneamente, em geral denunciam algo mais grave. O diagnóstico de certeza deve ser feito pelo médico especialista”.

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/proteja-o-joelho-quando-for-jogar-futebol/

Tipos de lesões no joelho

As lesões mais comuns que podem afetar os joelhos, são as que atacam:

.Ligamentos

.Meniscos

.Cartilagem articular

“Ainda vale salientar que as lesões degenerativas da cartilagem articular são mais conhecidas como artrose”, acrescenta o médico ortopedista.

E a dor geralmente aparece nos 2 joelhos ou pode atacar apenas um dos joelhos?

‘’A dor pode atacar apenas um ou ambos os joelhos, na dependência da sobrecarga, trauma ou lesão articular acometer um ou ambos. Em geral as mulheres são mais frequentemente acometidas por dores nos joelhos, especialmente relacionadas à condromalácia e à artrose’’, explica o dr.Marcos.

E como descobrir as causas das dores?

‘’A maneira mais adequada de diagnosticar as dores é através do exame clínico realizado pelo ortopedista especialista e exames subsidiários por ele solicitados. Diagnosticada a lesão, o médico indicará a melhor conduta de tratamento para cada caso”, diz o especialista.

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/atividade-fisica-nao-causa-artrose-ao-joelho/

 

Pode treinar com dor no joelho?

Uma outra pergunta muito comum entre a turma da malhação, é se é preciso parar de treinar caso esteja sentindo algum tipo de dor no joelho. Mais uma vez o dr, Marcos esclarece:

‘’Quem tem dor no joelho relacionada a uma patologia bem definida e corretamente diagnosticada pode precisar diminuir ou interromper as atividades físicas durante o tratamento. Muitas vezes o tipo de atividade física precisa ser modificada durante o tratamento ou definitivamente para melhora das dores’’.

E prossegue o ortopedista:

‘’A pessoa com dores nos joelhos à princípio deve evitar atividades de impacto como corridas, esforços repetitivos de alta intensidade como crossfit e que envolvam excesso de peso’’.

Mas o médico alerta que não havendo avaliação médica que impeça, é fundamental praticar atividade física, que irá inclusive ajudar a prevenir o aparecimento das dores nos joelhos:

‘’Os pacientes sedentários apresentam uma diminuição da massa muscular que acarreta a perda de proteção das articulações e em geral acabam apresentando ganho de peso. As articulações foram feitas para o movimento. Se muito tempo paradas, sofrem um processo de atrofia e rigidez que acarreta dor’’.

Entre os benefícios do exercício físico para evitar dor no joelho, pode-se destacar:

.Fortalecem os músculos

.Protegem as articulações

.Sustentam o esqueleto

.Controlam o peso

Entre os tipos de atividades físicas mais indicadas para quem quer ter joelhos mais fortes e saudáveis, estão:

.Caminhada

.Bicicleta

.Musculação

.Pilates

.Natação

.Hidroginástica

 

‘’E para quem está sentindo alguma dor no joelho, alguns tipos de atividades físicas, como a fisioterapia, muitas vezes até precisam ser introduzidas como coadjuvantes em alguns tratamentos’’, finaliza o ortopedista.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:

Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista

 

Curtiu? Então não deixe de curtir também:

https://marcioatalla.com.br/marcio-responde/tive-uma-lesao-no-joelho-o-que-devo-fazer-para-recomecar-minhas-atividade/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuidado-com-a-entorse/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres


VEJA TODAS AS MATÉRIAS