Estilo de Vida


Emagrecer X perder peso: entenda a diferença

Os dois termos, frequentemente confundidos, têm significados diferentes e se relacionam a processos distintos. Saiba o que caracteriza cada um deles e se liberte da balança 


Emagrecer X perder peso: entenda a diferença

Emagrecer e perder peso não é a mesma coisa. É possível perder quilos e mesmo assim ter engordado! Mas como isso é possível? 

Emagrecer significa diminuir a porcentagem de gordura corporal, já a perda de quilos pode acontecer por diversos motivos. Por isso, se focar no que diz a balança não é o melhor indicador do emagrecimento e pode até atrapalhar

Emagrecer perder peso

Emagrecer e perder peso

Marcio Atalla desfaz a confusão entre os dois termos e esclarece suas diferenças

“A primeira coisa que a gente precisa definir é que emagrecer é perder gordura. Se você tem 10 quilos de gordura no corpo e perdeu 100, 500 gramas ou um quilo dessa quantidade, você emagreceu, mesmo que seu peso tenha subido na balança”, afirma. 

Durante o emagrecimento pode ocorrer o ganho de peso de maneira saudável, por meio do aumento de massa magraPor outro lado, há casos de perda peso, como acontece com quem se submete a dietas restritivas, sem que o percentual de gordura seja alterado ou até tenha aumentado. 

“Às vezes as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, outras vezes não”, pondera. 

👉 Quarentena: não é hora de fazer dietas restritivas, que podem prejudicar a saúde e o sistema imune

Atividade física engorda?

Atalla conta já ter ouvido queixas de pessoas que passaram a praticar atividades físicas e ganharam alguns quilos. A impressão que fica é que elas estão obtendo resultado contrário ao buscado, mas não é bem assim. 

“Como a atividade física, que é algo que queima calorias, vai te fazer engordar? Não tem sentido. Tudo o que você faz de movimento vai te ajudar no emagrecimento. Não se apegue aos números da balança”, afirma. 

Emagrecer perder peso

A diferença na balança pode se dar por várias razões, ganho de massa magra, retenção de líquidos, dentre outros. “Há outras possibilidades de aumento de peso que não implicam ganho de gordura”, diz. 

Circunferência abdominal 

Se focar apenas nos resultados da balança para aferir o emagrecimento pode desencadear frustrações e não refletir os ganhos da prática de exercícios. 

Emagrecer perder peso

Outros critérios, como a medida da circunferência abdominal, avaliam o emagrecimento de maneira mais garantida. “A perda da circunferência abdominal é certeza de diminuição de gordura”, diz Atalla. 

👉 Veja o vídeo completo

Veja também

Calcule seu gasto calórico
Estou na menopausa e comecei a atividade física, mas só ganhei peso até agora. Por que será?
Abacate auxilia no emagrecimento e na prática esportiva




Clique aqui e veja todas as matérias
Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias
Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone