Abacate auxilia no emagrecimento e na prática esportiva

Apesar de seu alto valor calórico, o abacate traz inúmeros benefícios à saúde, como auxiliar o emagrecimento e a prática de atividades físicas

Por: Equipe Marcio Atalla


Abacate auxilia no emagrecimento e na prática esportiva

Muito tem se falado do abacate nos últimos anos, já que cada vez mais são descobertos os benefícios que o alimento pode trazer à saúde. Porém, não foi sempre assim. Há poucos anos, a fruta era vista com maus olhos por conter muitas calorias.

Abacate para emagrecer?

Mesmo sendo calórico, ele auxilia na performance esportiva e é um bom aliado no emagrecimento. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica: “O abacate é uma fruta rica em gordura insaturada, popularmente apelidada de gordura boa. Isso faz com que seja saudável para qualquer pessoa, em especial praticantes de exercícios, pois necessitam de mais gordura insaturada. Além disso, ele é rico em vitaminas C e E, ômega 6, ômega 9, ômega 7, ácido fólico, potássio, beta-sitosterol. Uma alimentação que inclui frequentemente a fruta pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir o colesterol total, protegendo, assim, a saúde cardiovascular“, diz a médica.

Abacate

A fruta turbina a prática de atividades físicas

Outro fator que beneficia os praticantes de exercícios físicos são os antioxidantes presentes na fruta, já que os abacates e suas espécies são importantes fontes alimentares de carotenoides e glutationa.

Os antioxidantes ajudam a destruir os radicais livres gerados pelo exercício intenso. A alimentação é uma fonte fundamental dessas substâncias, pois fornece elementos com disponibilidade distinta daqueles encontrados nos suplementos.

Abacate

Foto: © Sarsmis via Canva.com

Quanto ao emagrecimento, por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, controlando a fome e, consequentemente, os níveis de insulina, além de garantir o funcionamento do intestino, destaca a nutróloga.

Marcella complementa explicando os efeitos do abacate se consumido na hora de dormir. “Nesse caso, ele potencializa a ação do GH – hormônio do crescimento – pois seu pico de produção acontece no período noturno. Dessa forma, ajuda a formar músculos e faz o organismo utilizar a gordura armazenada como fonte energética”, explica.

Marcio Atalla esclarece como ocorre a queima de gordura durante os exercícios físicos 

Conheça os outros benefícios da fruta

Vale ressaltar que, além dos benefícios aos que almejam emagrecer ou aumentar a performance esportiva, o abacate possui diversos outros, que incluem:

• Auxília no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração);
• Efeito anti-inflamatório, graças à vitamina E;
• Melhora a biodisponibilidade de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K),
• Melhora a circulação sanguínea,
• Fortalece o sistema imunológico,
• Gera benefícios à pele e ao cabelo;
• Auxilia no controle do colesterol e triglicérides;
• Seu consumo diminui a chance de surgimento do diabetes;
• Ajuda a regular o ciclo menstrual;
• Melhora o sono.

“A introdução regular de abacate na alimentação deve ser feita sob acompanhamento nutrológico, para que a quantidade seja indicada corretamente a fim de potencializar ao máximo os benefícios do alimento e minimizar a chance de um efeito indesejado, já que a fruta é calórica e deve ser consumida idealmente em pequenas quantidades, nos planos alimentares de emagrecimento”, finaliza Marcella.

Veja também
As maravilhas do limão
Farelos de aveia e de centeio reduzem ganho de peso e inflamação no fígado, diz estudo europeu
Grãos integrais melhoram circulação sanguínea ao favorecer bom funcionamento intestinal

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS