Botando a celulite pra fora
A celulite é uma inflamação na pele que traz muita dor de cabeça às mulheres, mas que pode ser melhorada com alimentação, exercícios e bons hábitos
Por: Equipe Marcio Atalla
A celulite é uma das grandes vilãs do universo feminino. Estima-se que 95% das mulheres sofram com a lipodistrofia ginóide, o nome científico dos furinhos. Mas escapar desse problema que afeta milhares de mulheres não é algo tão difícil assim. Ufa!
“A celulite é uma inflamação do tecido adiposo, em que as células gordurosas sofrem um processo de alteração, apresentando excesso de gordura no seu interior e deformidade da sua parede. Essas irregularidades acabam se projetando na superfície, levando à formação de uma série de ondulações na pele. Além disso, a diminuição das fibras de colágeno agrava o problema. O tecido de gordura é flácido e requer septos de fibrose (colágeno) para ser sustentado. Quando esse colágeno não é suficiente, surge a celulite”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como surgem os furinhos
Esse problema é muito mais comum na população feminina devido à presença do hormônio estrogênio, um dos principais envolvidos no processo inflamatório que causa a celulite. Além disso, fatores como o sobrepeso e consumo excessivo de açúcares e gorduras agravam o quadro.
Mas isso não quer dizer que as magrinhas estão livres do problema. “Apesar do maior índice em mulheres de sobrepeso, mulheres magras também têm celulite. Isso acontece porque há um desequilíbrio entre a taxa de gordura e a taxa muscular“, afirma a médica.
No entanto, a genética é a principal causa para a celulite e fatores ambientais contribuem apenas 5% para o seu aparecimento. “E a condição pode aparecer a qualquer momento, mas, geralmente, acontece após a puberdade, quando os níveis de estrogênio aumentam”, destaca.
Prevenir é o melhor remédio contra a celulite
A adoção de bons hábitos, ou seja, uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos, ajudam a prevenir o aparecimento da celulite.
“É de fundamental importância praticar atividade física, já que a aceleração do metabolismo promovida pelos exercícios juntamente com o crescimento muscular vão equilibrar essas taxas e melhorar o aspecto da pele, ajudando até mesmo os tratamentos contra celulite”, recomenda o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A qualidade da dieta também afeta diretamente a pele. Os fatores a seguir pioram o quadro:
• Má alimentação;
• Não funcionamento intestinal;
• Baixa ingestão de líquidos;
• Sobrepeso;
• Abuso no consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar e gorduras.
“Logo, para evitar a celulite, introduza alimentos integrais, grãos, fibras, proteínas e gordura de boa qualidade, além de frutas e verduras, em sua dieta e evite alimentos que são considerados inflamatórios, como açúcares, farinha branca e gorduras. O aumento da ingestão de água também é indispensável”, afirma a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
O cigarro também deve ser evitado para que o aspecto de casca de laranja não afete a pele. “As substâncias do cigarro afetam diversas funções do organismo e são tóxicas, piorando a oxigenação e a microcirculação da pele, diminuindo a produção de colágeno, promovendo o acúmulo de gordura localizada e piorando a celulite”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS.
Fique de olho também nas pílulas anticoncepcionais, já que essas podem piorar o aspecto da celulite. “Muitas pílulas contêm estrógenos, hormônio que pode causar ou piorar a celulite. Mas a resposta aos hormônios anticoncepcionais é individual e varia muito de paciente para paciente. Logo, o melhor é conversar com seu médico e, se for o caso, buscar por novas alternativas”, explica Paola.
Dando adeus ao aspecto de “casca de laranja”
No entanto, para quem já sofre com a celulite, existem tratamentos que auxiliam no combate ao aspecto de casca de laranja da pele, como a aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis. “Através do estímulo de colágeno proporcionado pelas injeções com bioestimuladores, ocorre uma reorganização dos septos fibrosos responsáveis por sustentarem o tecido adiposo, o que promove a melhora da celulite e do aspecto de casca de laranja da pele”, explica o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Já para quem apresenta celulite acentuada, uma opção interessante é a subcisão, tratamento feito por meio de cânulas específicas ou agulhas para quebrar as traves da celulite, sendo, geralmente, realizado em centro cirúrgico ou em clínicas que possuem estrutura para o procedimento”, destaca o especialista.
No entanto, é importante lembrar que, antes de optar por qualquer tipo de tratamento, você deve consultar um médico especializado. “Apenas o médico poderá realizar uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado para suas características e necessidades. Vale ressaltar também que, além dos tratamentos, é fundamental que você melhore seus hábitos de vida para manter a aparência da pele bonita e saudável, como abandonar o cigarro, refrigerantes e bebidas alcóolicas, fazer atividade física e manter uma dieta balanceada”, finaliza a dermatologista.
? Marcio Atalla fala mais sobre o assunto
Veja também
A prática de exercícios irá prejudicar minhas varizes?
Pedalo como meio de transporte, mas estou sentindo os músculos das pernas cansados. O que posso fazer?
Vamos pular corda todos os dias?