Nutrição


Água in natura para enfrentar o verão

Não adianta substituir a bebida por refrigerantes, chás e sucos industrializados


Água in natura para enfrentar o verão

Com o calor escaldante que anda fazendo no verão brasileiro, a população não pode descuidar da hidratação. Principalmente as crianças, idosos e mulheres que estejam em fase de aleitamento, que sofrem mais risco de sofrer desidratação.

“O nosso corpo é composto por cerca de 75% de água e ela é responsável pela manutenção da nossa saúde celular, para que elas funcionem adequadamente, exercendo cada uma sua função. Ela também ajuda a manter uma pele jovem e hidratada. Ela é fundamental no controle da pressão arterial. Além disso, sua ingestão evita o inchaço, ou seja, a retenção de líquidos, que causa aqueles quilinhos a mais indesejados na balança”, diz Adriana Adell, nutricionista da ON, Centro integrado de saúde e evolução corporal.

Água

Água é insubstituível 

Não adianta tentar consumir a quantidade diária de líquidos tomando refrigerantes, sucos ou chás industrializados. Só vale substituir a água por sucos e chás naturais, mas não se deve abrir mão da água pura, que é indispensável para a preservação de nossa vida.

“Existem pessoas que têm paladar adaptado ao doce, que estão muito acostumadas a tomar refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas açucaradas etc., e elas têm dificuldade de tomar água pela falta de gosto da bebida. A dica é consumir água saborizada, lançar mão de frutas, em rodelas ou em pedaços, e até em ‘gelinhos’ congelados”, orienta a nutricionista Raquel Penha e Silva. 

E quem não têm o hábito de beber água constantemente? Como proceder? A nutricionista Laís Monteiro deu as seguintes dicas para o site Saúde Brasil, do Ministério da Saúde, que podem ajudar muito a aumentar o consumo: 

• Tempere a bebida com limão, hortelã, canela em pau, gengibre e/ou abacaxi;
• Passe a andar com uma garrafinha d’água;
• Ingira mais frutas e legumes;
Beba um copo de água antes das refeições.

Garrafa

Quanto beber? 

Existe uma quantidade ideal a ser ingerida diariamente? Isto depende de fatores como idade, peso, se a pessoa realiza atividade física, clima do local onde reside. Geralmente, o sugerido é ingerir 2 litros por dia, mas atletas podem ter necessidade de ingerir o dobro.

“O ideal é trinta e cinco ml por quilo de peso. É o quanto a pessoa tem que consumir todo dia. Sábado, domingo, feriado, durante a semana! O corpo precisa de água todos os dias. Também oriento a não tomar líquido durante a refeição, porque pode atrapalhar a digestão“, fala Raquel. 

Sempre que surgir a necessidade, que é sinalizada pela sede, isso representa um sinal de que o organismo está necessitando de hidratação.

Águas saborizadas são opções saborosas e saudáveis 

“Quando a gente adiciona frutas e folhas, vai usufruir de nutrientes e benefícios. Algumas delas, como o abacaxi, são alimentos que ajudam a digestão ou contêm substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, que vão auxiliam a reduzir a celulite e no processo de emagrecimento”, explica Raquel. 

Receitas da Raquel

Abacaxi e gengibre

1 rodela de abacaxi

1 rodela de gengibre

1 litro de água

Modo de preparo

Colocar a rodela de abacaxi, que pode ser previamente congelada ou refrigerada no freezer por alguns minutos, na água. Depois adicionar o gengibre, uma rodela bem pequena. Espere alguns minutos antes do consumo. 

Morango 

1 xícara de morangos

1 punhado de folhas de hortelã

1 litro de água

Morango

Modo de preparo

Colocar os morangos na água, que também podem ser previamente congelados, junto com a hortelã e, caso queira, algumas pedras de gelo. 

Maracujá

6 cubos de ‘gelinho’ de maracujá congelado*

1 litro de água

Modo de preparo

Colocar as polpas na água e consumir após alguns minutos. 

* Despeje a polpa em forminhas de gelo e complete com água. Depois leve ao freezer. 

Dica: Usar preferencialmente jarras de vidro e evitar utensílios de plástico, para não ter contato com o BPA.

Receitas da Adriana

Maçã e hortelã

1 maçã

1 cabo de hortelã

1 litro de água

Modo de preparo

Corte a maçã e separe as folhas da hortelã e coloque na jarra. Se ela tiver tampa, feche e deixe na geladeira por algumas horas. Consuma ao longo do dia. 

Frutas cítricas 

1 laranja ou limão

1 ramo de alecrim

1 litro de água

Limão

Modo de preparo 

Higienize bem a casca da laranja ou limão, conforme sua preferência, e descasque a fruta. Coloque  a casca na água ou, no caso do limão, coloque também algumas gotas do sumo. Adicione o alecrim. 

Veja também
Descubra como sono, estresse e alimentação têm relação com o envelhecimento do corpo
Receita de suco de clorofila
Suco ou fruta?




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone