Estilo de Vida


Marcio Atalla fala sobre avanço da obesidade no Brasil

O IBGE divulgou nova pesquisa mostrando que o sobrepeso dobrou no Brasil e a obesidade atinge níveis alarmantes


Marcio Atalla fala sobre avanço da obesidade no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou na quarta-feira, 21 de outubro, os dados da mais recente Pesquisa Nacional da Saúde (PNS). E os resultados não são nada bons. Foi constatado que mais da metade dos brasileiros está acima acima do peso. A obesidade já atinge 1 em cada 4 pessoas no Brasil. 

Os obesos representam 25,9% da população adulta. Já entre os adolescentes, na faixa de 15 a 17 anos, a cifra é de 6,7%. 

 

Obesidade Brasil

Crédito foto: © ninafirsova via Canva.com

“No início dos anos 2000, quando resolvi abandonar o esporte de alto rendimento para tratar de saúde, o Brasil tinha um pouco mais de 30% da população acima do peso e esse índice dobrou. Isso mostra que o estilo de vida do brasileiro é muito inadequado. A população está cada vez mais sedentária, mal alimentada e dormindo pior“, diz Marcio Atalla. 

View this post on Instagram

Olá, Pessoal. ⠀ ASSUNTO URGENTE E PREOCUPANTE! ⠀ Hoje foi divulgada pelo IBGE a Pesquisa Nacional de Saúde que aponta que 60,3% da população com mais de 18 anos apresenta excesso de peso e 25,9%, obesidade. ⠀ Eu quero te convidar a assistir este vídeo e a fazer uma reflexão. Como anda o seu estilo de vida, o que você tem feito para melhorar a sua saúde? ⠀ Assista ao vídeo, deixe o seu comentário e compartilhe! . . . . . . . . . . . . . . . #marcioatalla #bemestar #emagrecimento #atividadefisica #exercicioemcasa #perdadepeso #dieta #desafiodoatalla #medidacerta #fantastico #saude #saudeebemestar #saudemental #habitossaudaveis #mudancadehabito #voceconsegue #euconsigo #nutricao #estilodevidasaudavel #saudavel

A post shared by Marcio Atalla (@marcioatalla) on

Obesidade dobrou desde 2003 no Brasil, diz IBGE

A quantidade de obesos acima dos 20 anos, mais do que dobrou no país desde o início do milênio. Em 2003, eram 12,2%. Atualmente, são 26,8%. A população com excesso de peso aumentou 18,4%, chegando aos 60,3%. 

O PNS também revelou que a obesidade afeta mais as mulheres dos que homens: 30,2% contra 22,8%. Entre ambos, os índices dobraram nos últimos 16 anos.  

O cálculo do IBGE foi feito com base no Índice de Massa Corporal (IMC) da população, internacionalmente reconhecido. 

👉 Calcule seu IMC

Obesidade Brasil

Crédito foto: © Diego Cervo via Canva.com

Sobrepeso e obesidade afetam mais países de baixa e média renda

Embora a tendência ao aumento excessivo de peso, conjuntamente com o sedentarismo, seja um problema mundial, ele é mais grave em países de baixa e média renda, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Uma das razões disso é a diferença gritante dos preços dos alimentos saudáveis e dos industrializados e ultraprocessados. Em média, um prato balanceado custa cinco vezes mais do que um à base de amido, afirma a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 

Além disso, faltam políticas públicas que incentivem a prática de atividade física e esporte entre a população, principalmente entre jovens e crianças. 

Obesidade Brasil

Crédito foto: © Creativa Images via Canva.com

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Wolney Conde, consultor da pesquisa, disse ao site do IBGE que é preciso enfatizar as medidas coletivas para reverter esse quadro. 

“De maneira geral, se a gente separar os determinantes da obesidade no Brasil e de outros países, em determinantes individuais e sociais, de maneira mais ampla, a gente vai ver que boa parte das ações de prevenção, de combate à obesidade, tem se concentrado naqueles determinantes individuais. É importante que a gente tenha uma mudança enfática em relação a isso. Sem um combate mais centrado em determinantes sociais do crescimento da obesidade, dificilmente vamos conseguir muito sucesso”, afirma.

Veja também
Dia Mundial da Alimentação: dieta saudável é assunto urgente
A importância da nutrição na evolução do sistema imunológico do feto a senescência
A rotina te aprisiona? Saiba como mudá-la




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias