Nutrição


Grãos integrais melhoram circulação sanguínea ao favorecer bom funcionamento intestinal

A dieta dos brasileiros é carente em fibras e isso afeta a circulação e o trânsito intestinal


Grãos integrais melhoram circulação sanguínea ao favorecer bom funcionamento intestinal

A adição de fibras à rotina alimentar alimentar, além da ingestão de água e da prática de atividades físicas, ajuda o bom funcionamento do organismo e evita o aparecimento de diversos problemas de saúde. Dentre os benefícios que os grãos integrais trazem ao corpo, por exemplo, estão a melhora da circulação sanguínea e do trânsito intestinal. Todavia, segundo estudos, seu consumo entre os brasileiros está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 a 15 gramas diários contra os 25 a 35 estipulados pela entidade. 

“Essenciais para o organismo, as fibras fornecem nutrientes e são aliadas na manutenção de uma dieta saudável, inclusive para diabéticos. Além disso, elas estão relacionadas à boa circulação de sangue de uma maneira geral”, explica a angiologista Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.

Grão integrais

Grãos integrais são uma boa opção de fibras para incluir na dieta 

Segundo Aline, uma boa maneira de aumentar o consumo diário de fibras é por meio de grãos e farinhas integrais. “Por serem ricos em fibras, eles favorecem o bom funcionamento intestinal, que é vital para se ter uma boa circulação”.

Um dos sintomas de que é preciso consumir mais fibras são poucas idas ao banheiro, que causam não somente desconforto para quem está sofrendo com esse problema, mas também aumentam a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso, piorando o inchaço, dor nas pernas e varizes. “Ou seja, por conta da prisão de ventre e inchaço, a circulação nas veias das pernas pode ficar comprometida”, alerta.

Além disso, a qualidade do trânsito intestinal se reflete na imunidade, diminuindo as chances de quadros infecciosos. 

Como consumir mais fibras?

Acrescente ao cardápio esses campões em fibras:

Mamão;
Legumes;
Verduras;
Grãos integrais;
Sementes

“Se não funcionar, os pré e probióticos podem ajudar, desde que bem orientados por médicos ou nutricionistas”, afirma.

👉 Assista ao vídeo para saber mais sobre a importância das fibras na alimentação

Fibras e líquidos, a dupla dinâmica para melhorar a circulação

Quando se aumenta a quantidade de fibras presente na dieta, a de líquidos ingerida também deve aumentar. Água, sucos e chás são boas pedidas para melhorar a circulação. 

“Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, enfatiza a médica.

Grão integrais

Mais fibras, menos junk food 

Além do consumo de grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras, para colher os benefícios de uma alimentação saudável, é necessário diminuir a ingestão de sódio, bebidas alcóolicas, alimentos processados e gordura hidrogenada, orienta Aline. 

Ela explica abaixo os principais problemas causados por esses alimentos:

Excesso de sal

“Além de abusar do saleiro, a maioria dos produtos industrializados já tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria”, diz a médica. 

O sal:

• Pode causar retenção de líquido, provocando inchaço e aumento da pressão sobre os vasos sanguíneos;

• Deixa o sangue mais denso e pesado, favorecendo a formação de coágulos

“Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados, mas, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma a médica.

Bebida alcoólica

O álcool favorece a desidratação e causa retenção de líquidos, aumentando a pressão sobre veias e artérias. Quando seu consumo é associado ao hábito de fumar, os riscos aumentam ainda mais, pois a nicotina tem efeito constritor, explica Aline. 

Grãos integrais

Alimentos processados

Biscoitos, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos em pó, salgadinhos etc. Eles costumam ser mais palatáveis, mas costumam ser péssimos para a saúde.  

“Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de doenças circulatórias”, afirma a médica.

Gordura hidrogenada

Fast-foods, sorvetes industrializados e bolos são três exemplos de alimentos que podem contar com esse tipo de gordura, que retarda a circulação e pode agravar a inflamação dos vasos sanguíneos.

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