Estilo de Vida - Dicas


Escute seu coração


Um ritmo cardíaco pouco coordenado registrado durante o esforço físico pode ser um alerta para uma probabilidade maior de sofrer um ataque fatal do coração em algumas décadas, concluiu a equipe do Hospital Europeu Georges Pompidou, em Paris.

O estudo abrangeu 6.101 homens aparentemente sadios e revelou que 138 pesquisados, cujos batimentos cardíacos apresentaram padrão irregular durante um teste de esforço, tinham 2,7 mais probabilidade de morrer de doença cardíaca nos 23 anos seguintes.

Escute seu coração

Foto: © Vonschonertagen via Canva.com

Padrão irregular de batimentos durante o esforço pode indicar maiores chances de problemas do coração

A equipe, chefiada pelo professor Dr. Xavier Jouven, afirmou que os pacientes que desenvolveram ritmo anormal, conhecido como despolarização ventricular prematura, “devem certamente ser avaliados e tratados” visando os fatores de risco de doença cardíaca e enfaticamente aconselhados a largar o cigarro.

O ritmo irregular só apresentou perigo quando comum durante o exercício. Despolarizações irregulares na frequência quando em descanso não aumentaram o risco de morte, o que também não se registrou em despolarizações frequentes ocorridas antes ou depois do exercício.

Em editorial que acompanha o estudo, Dr. Hugh Calkins, da Escola de Medicina da Johns Hopkins University, em Baltimore, disse que o aumento do risco é semelhante ao das pessoas que desenvolvem dor no peito durante o teste de esforço.

“Ambos são grandes demais para serem ignorados”, disse Calkins. “É indicado, nos casos de pacientes com essas arritmias, a realização de testes adicionais de diagnóstico, uma atenção maior para mudanças nos fatores de risco de doença cardiovascular, e um acompanhamento mais cuidadoso”.

👉 Marcio Atalla fala sobre como ter um coração saudável

Veja também
Exercícios podem modificar nosso coração
Prática de atividade física ajuda a regredir o diabetes
Cuidado para não confundir sintomas de infarto


Veja Mais...