Estilo de Vida - Dicas


Como usar a respiração para otimizar o treino?


Repare que ao nos prepararmos para um esforço intenso, como no treino físico, instintivamente inspiramos e prendemos a respiração, que nada mais é que a exalação forçada contra a glote fechada, ocorrendo como um reflexo inconsciente de nosso corpo diante da superação de sobrecargas altas.

Ao recomendarmos procedimentos para a respiração durante atividades físicas se pode fazê-lo com base em dois parâmetros: o equilíbrio anatômico e o equilíbrio biomecânico.

Saiba como a respiração poder usada para otimizar o treino

Quando levamos em conta o equilíbrio anatômico, como em movimentos em pé que envolvem flexão do tronco, recomenda-se que a expiração seja feita com a aproximação entre tronco e coxa.

Respiração treino

Foto: Mintybear/ Shutterstock

Porém, no treino que exige que altas taxas de força, a respiração deve seguir o equilíbrio biomecânico, com a expiração sendo executada durante a fase forçada do movimento (geralmente a fase concêntrica).

Portanto, a recomendação geral na musculação é: inspirar na fase excêntrica e expirar na concêntrica, só fechando a glote quando for inevitável e não houver complicações cardiovasculares.

Esta dica serve também para melhorar seu rendimento no exercício, pois sabemos que a fase onde temos maior dificuldade neuromuscular em executar o movimento é a concêntrica, então utilize a expiração .

Já a fase excêntrica proporciona relativa facilidade, e pode ser aproveitada para inspirar e estabilizar novamente sua respiração.

👉 Marcio Atalla explica como a respiração durante o treino pode ajudar a controlar a ansiedade

Veja também
Boa alimentação e exercícios elevam a serotonina e o astral
Ar que entra…
Como evoluir da caminhada para corrida?


Veja Mais...