Grama natural ou sintética?

Saiba o que levar em conta ao praticar esportes nos 2 tipos de grama

Por: Equipe Marcio Atalla


Grama natural ou sintética?

Um debate tem ocupado espaço entre esportistas, profissionais de educação física e médicos ortopedistas: afinal, qual o tipo de grama é mais recomendada para a prática de atividades desportivas, a natural ou a sintética?

Hoje em dia existem 3 esportes muito populares que utilizam tanto piso de grama natural, quanto sintética, são eles:

.Futebol de campo

.Futebol society

.Tênis de quadra

E a escolha entre essas superfícies vai muito além de uma questão apenas financeira ou de gosto pessoal. Também pode ter implicações no desempenho e até na condição física dos praticantes.

Quer conhecer os principais aspectos e a melhor utilização de cada tipo de grama? Então leia a reportagem que preparamos para você.

 

Risco de lesões

Uma das dúvidas que sempre surgem é se existe alguma vantagem ou desvantagem no uso de cada tipo de grama, natural ou sintética. Quem nos ajuda a entender melhor essa questão é o médico ortopedista Marcos Cortelazo, pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

‘’Do ponto de vista de manutenção, a grama sintética possui mais vantagens, porque ela apresenta uma manutenção mais reduzida, uma maior durabilidade, uma uniformidade melhor, uma utilização constante e tem um custo menor. Do ponto de vista da prática esportiva, ela parece apresentar algumas desvantagens, como por exemplo, é o tipo de terreno que apresenta uma propensão ao maior aquecimento, principalmente em climas muito quentes, ela aquece mais do que a grama natural’’. 

E prossegue o especialista:

‘’E alguns trabalhos têm demonstrado, ainda sem ter uma apresentação conclusiva, que ela pode ser um fator que aumente o número de lesões do tipo entorse e lesões abrasivas, por ser um tipo de solo ou um terreno que apresenta maior atrito. E muitos atletas preferem a grama natural por dar uma sensação mais agradável, uma sensação mais natural de jogo e apresentar menos aquecimento’’.

Em relação ao risco de lesões, surgiu uma polêmica, no Brasil e em outros países, com muitos atletas de futebol se recusando a jogar em grama sintética. A grama sintética aumenta o risco de lesão nas articulações? 

‘’Na realidade não tem nenhum estudo de peso que mostre isso, mas o que se observa na prática, devido a grama sintética ter maior atrito, ela pode com mais frequência ajudar ou ser um fator de propensão a travar o pé do jogador e com isso levar a um maior número de lesões’’, aponta o dr. Marcos.

Entre essas possíveis lesões estão:

.Entorses

.Lesões articulares

.Lesões  ligamentares

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/proteja-o-joelho-quando-for-jogar-futebol/

 

O tipo de calçado

Outra dúvida muito comum entre os esportistas diz respeito a quais precauções devem ser tomadas ao se  praticar algum esporte em grama sintética?

‘’É importante escolher calçados adequados que ofereçam uma atração mais apropriada. Existem calçados próprios para uso em grama sintética. Especificamente no futebol existem chuteiras específicas para grama sintética, que são projetadas com os solados que têm cravos mais curtos e frequentemente mais numerosos. Essas chuteiras são projetadas para fornecer tração adequada e minimizar desgaste. Existem chuteiras de sola multitaco, que também são projetadas para superfícies artificiais, como a grama sintética. Elas geralmente possuem cravos mais curtos e distribuídos de uma maneira mais esparsa, para se adaptarem melhor à superfície. Isso vai reduzir um pouco a pressão da superfície, minimizar o risco de travamento ou de entorses’’, diz o ortopedista.

E continua o médico:

‘’Existem as chuteiras com cravos cônicos ou laminados também, que são recomendados para grama sintética, pois têm uma boa tração sem causar tanto estresse’’

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/lesao-contusao-estiramento-qual-a-diferenca/

 

 Quem pode praticar

Quando se fala em futebol de campo, futebol society ou tênis de quadra, geralmente se pensa logo em atletas profissionais de alta performance. Mas quem pratica estes esportes de forma amadora ou apenas como uma atividade física regular, também deve tomar alguma precaução?

‘’É muito importante que tanto profissional como não profissional tenha cuidado em relação às questões que a gente já colocou anteriormente, que são os tipos de calçados. E um cuidado a mais porque na grama sintética a gente tem uma chance maior de um atrito maior e talvez levar maior número de lesões. Então, se o não profissional puder jogar em grama natural acredito que seja muito melhor porque indivíduos profissionais geralmente são mais preparados para ambas as situações’’, aponta o médico.

E o dr. Marcos Cortelazo conclui com um recado importante para quem já está  enfrentando ou se recuperando de algum problema muscular ou nas articulações e não quer deixar de praticar seu esporte preferido na grama.

‘’Eu privilegiaria a prática esportiva em grama natural, por uma tendência menor ao aparecimento de lesões. Por questões de menor aquecimento, menor chance de lesão por atrito, deve dar preferência à prática em grama natural’’.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista

 

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saiba-como-diminuir-a-dor-nas-pernas-apos-corridas-ou-caminhadas/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/sedentarismo-uma-das-maiores-de-causa-de-mortes-no-dias-de-atuais/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/projeto-verao-sem-riscos/

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS