Atividade Física


Por que não se deve parar repentinamente após a corrida?

A frequência cardíaca e a pressão atingem picos durante a corrida, parar abruptamente pode causar tontura e desmaios


Por que não se deve parar repentinamente após a corrida?

Lembra das aulas de educação física na escola? Após um treinamento de corrida, era comum que o professor orientasse a turma a ir parando aos poucos e não de uma só vez. Será que essa recomendação de não parar repentinamente após a corrida encontra respaldo científico ou é mais um mito da atividade física?

“Essa atitude está correta, sim. A recomendação de ir desacelerando após a corrida existe porque durante o exercício o coração bate mais vezes do que em descanso, para garantir o fluxo sanguíneo e de oxigênio para os músculos e fornecer energia ao corpo para a manutenção da atividade. A parada repentina pode causar mal estar”, explica Marcio Atalla. 

Parar repentinamente após a corrida

Foto: oneinchpunch/ Shutterstock

Parar repentinamente a corrida não é recomendado

Quando corremos ou praticamos qualquer outra atividade física aeróbica, o corpo gasta mais energia do que em outras situações do dia a dia. É isso que garante a maior queima de calorias, promove o emagrecimento através da queima de gordura corporal e garante a eficiência do exercício. 

O retorno ao estado normal, por assim dizer, deve ser feitos aos poucos, para que a frequência cardíaca e a pressão retomem seu ritmo progressivamente. 

“Além da frequência cardíaca, a pressão também sobe ao correr. Quando a parada é abrupta, a queda desses dois elementos pode gerar um pouco de tontura. E, em alguns casos mais extremos, a pessoa pode chegar a perder os sentidos”, fala o educador físico.

Como se aquecer antes e depois do exercício

Esse estado de maior esforço físico necessita de aquecimento antes e depois, ou seja uma preparação, para evitar lesões e o surgimento de desconfortos físicos, como a tontura. 

“Uma caminhada, seguida de um trote leve é a melhor maneira de começar a corrida. Ao terminar, siga o caminho oposto. Assim, seu corpo vai se preparando para a atividade e para sair dela de maneira segura”, orienta Atalla. 

Pré-corrida: Caminhada trote leve corrida.

Término da corrida: Corrida trote leve caminhada.

👉 Marcio Atalla dá dicas para quem quer começar a correr

Veja também
A prática da natação pode me dar mais fôlego para correr?
Como turbinar o gasto calórico da caminhada
Sou magro, preciso fazer aeróbico?




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias
Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone