Atividade Física


Como turbinar o gasto calórico da caminhada

Alguns praticantes da caminhada utilizam pesinhos para aumentar a energia gasta, mas isso não é recomendado


Como turbinar o gasto calórico da caminhada

Andar é um dos exercícios mais completos que existem, seus ganhos podem ser sentidos no corpo todo. Queima de gordura visceral, perda de peso, controle do colesterol, pressão e índice de açúcar no sangue, além de fazer muito bem à mente, são apenas alguns dos benefícios que a atividade traz. Saiba como turbinar o gasto calórico na caminhada sem correr o risco de lesões.

Andar com pesinhos não é uma boa estratégia

Alegadamente, adicionar pesos à prática seria um jeito eficiente para turbinar o gasto calórico da caminhada e ainda malhar os braços ou as pernas, de quebra. Algumas fontes apontam que até o dobro de calorias seriam gastas dessa maneira. 

Turbinar gasto calórico caminhada

Foto: Bignai/ Shutterstock

“Quando você caminha com pesos nas mãos, às vezes fazendo exercícios para os braços enquanto anda, isso não só não aumenta consideravelmente o gasto calórico, como também pode fazer mal à saúde das articulações, mesmo com pouco peso”, alerta Marcio Atalla.

Mas além de perigoso para a saúde das articulações, isso também pode sobrecarregar os membros. 

“O joelho e o tornozelo podem ser prejudicados com isso, ocasionando lesões. E também é preciso levar em conta a duração da caminhada. Ficar 20, 30 minutos fazendo exercícios repetitivos de força acaba sendo uma duração muito mais elevada que o necessário”, diz Atalla.

Como turbinar o gasto calórico da caminhada de forma segura

• Aumente o vigor da caminhada, pode ser direto ou intervalando passos leves, moderados e intensos. Outra possibilidade é mudar a modulação da caminhada ao longo da semana. Isto é, se você for caminhar três vezes, comece com um treino mais leve e vá aumentando a dificuldade progressivamente;

• Percorra uma distância maior;

• Adicione ladeiras ao seu trajeto ou programe esse modo na esteira;

• Evite colocar pesos nos braços e canelas, para não ocasionar sobrecarga dos músculos e lesões. Se você quer desfrutar dos ganhos da caminhada e do treino muscular resistido, faça-os separadamente

Turbinar gasto calórico caminhada

Foto: Sanit Fuangnakhon/ Shutterstock

“O objetivo da prática de exercícios resistidos com peso é o aumento da massa muscular, e a estratégia de andar com os pesos tem um benefício muito pequeno para esse propósito. Para obter os melhores resultados de ambos os exercícios, a pessoa pode aumentar a intensidade ou distância percorrida durante a caminhada e, em outro momento, exercitar os braços e pernas por dois ou três minutos”, afirma o educador físico. 

👉 Marcio Atalla fala sobre a caminhada

Veja também
O que traz mais benefícios à saúde, correr ou subir escada?
Estudo garante que para emagrecer é preciso praticar mais exercícios aeróbicos
Como escolher um bom tênis de corrida?




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone