Agachamento Já!

O treino de agachamento traz ótimos resultados para o corpo

Por: Equipe Marcio Atalla


Agachamento Já!

O agachamento é um dos exercícios mais praticados nas academias e também por esportistas  de diversas categorias por ser uma atividade física bem versátil e também por ajudar a definir glúteos e pernas, o sonho de grande parte da turma que cai na  malhação em busca não somente de mais saúde, mas também de melhorar a estética do corpo.

Muitos consideram o agachamento como um exercício quase completo, sendo muito praticado não só em treinos de musculação, mas também para quem pratica corrida, crossfit, pilates, artes marciais e até yoga.

Entre os benefícios principais se destacam:

.Fortalece e aumenta a massa muscular nas pernas, coxas, glúteos e costas

.Ajuda a definir a barriga

.Combate a celulite

.Fortalece ossos e articulações

.Dá mais mobilidade ao corpo

O que é o treino de agachamento?

Muito se fala deste exercício, mas você realmente sabe o que é um agachamento?

Esta modalidade de atividade física consiste em ficar em pé e baixar o quadril, flexionando os joelhos, mantendo a coluna ereta e depois se  levantar . Quando o movimento  é feito para baixo, força a flexão do quadril, dos joelhos, tornozelos e pés

Essa dinâmica ajuda a trabalhar músculos como o quadríceps femoral, o adutor e os glúteos. Mexe também com a musculatura abdominal e da coluna vertebral.

O agachamento pode ser praticado apenas com o peso do corpo sustentado pelas pernas, mas pode-se recorrer também a acessórios como  halteres, barras, kettlebell ou gyria (aquelas bolas com alças, geralmente de ferro para gerar carga de peso) ou as wall balls( bolas com peso maior que uma bola comum, variando de 2kg a 13kg e usadas em treinos de força e resistência).

Como é o treino de agachamento?

O agachamento, em princípio, pode ser considerado um exercício muito simples de ser feito, mas como qualquer tipo de atividade física se for realizada de forma errada pode causar danos ao corpo. Então o primeiro passo é recorrer a um profissional de Educação Física para ter uma orientação adequada na forma de praticar.

A partir desta orientação, o agachamento pode ser realizado não só dentro de ambientes como academias e centros de treinamento esportivo, mas até mesmo em casa.

Existem  vários tipos de agachamentos, mas o tradicional, muito difundido e popular deve ser feito da seguinte forma:

.Fique em pé

.Abra os pés mais ou menos na largura dos ombros

.Posicione os pés paralelos ou virados um pouco para fora

.Mantenha a coluna ereta

.Contraia a barriga

.Vá se agachando

.Não deixe os joelhos ultrapassarem a linha dos pés

.Desça até flexionar bem as pernas

.Volte à posição inicial

E quantas repetições devem ser feitas? Bom, para quem está começando, recomenda-se o seguinte:

.Faça 2 séries

.Com 15 repetições

 

 A medida que for avançando na execução e se sentindo mais forte e resistente, pode aumentar o número de séries e também das repetições.

Outra dica importante: faça o exercício sem pressa. Sinta as contrações durante o processo de agachamento e a musculatura das pernas, coxas, glúteos e costas sendo trabalhadas. Mantenha a coluna bem reta e não esqueça  de respirar profundamente enquanto faz o agachamento. A postura correta na hora da realização também ajudará na melhora dos resultados pretendidos.

Objetivos do treino de agachamento

O treino  de agachamento movimenta todos os músculos, tendões e articulações ligados às pernas e aos glúteos, ajudando a modelar essas partes do corpo. 

O agachamento  também ajuda a fortalecer  os quadríceps ,as, panturrilhas, os isquiotibiais, que são os músculos da coxa, e  a região conhecida como core, que é formada pelo quadril, abdômen e  pela lombar.

Por isso ele é muito recomendado para quem gosta de atividade aeróbica como corrida, caminhada, natação ou andar de bicicleta pois fortalece os movimentos de pés e pernas que são usados nestes tipos de atividade física. Além disso, treinar  agachamentos faz com que os membros  inferiores e a região do core fiquem mais fortes, reduzindo o risco de lesões nas articulações quando se faz uma atividade que impacta bastante essas regiões ,como a corrida.

Também é considerado um dos melhores exercícios para as pernas e o bumbum, mas ajuda ainda a fortalecer a coluna, melhorando a postura corporal de quem pratica.

Não é a toa que é tão procurado por quem busca moldar o corpo numa academia, visto que o Brasil é um país tropical, onde as pessoas se expõem mais nas praias e piscinas, parques, ruas,o ano todo, principalmente no verão.

E muita gente não sabe, mas o treino de agachamentos, por trabalhar  um grande número de músculos do corpo, também acelera o metabolismo, contribuindo assim para queimar gorduras e aumentar o gasto de calorias do organismo. E pesquisas feitas por especialistas da área de medicina também revelam que o agachamento contribui para estimular a produção de testosterona, um hormônio que ajuda a aumentar a força muscular, a disposição física e gerar ganho de massa muscular.

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres


VEJA TODAS AS MATÉRIAS