Veias, vasos e verão!

Altas temperaturas aumentam risco de problemas vasculares

Por: Equipe Marcio Atalla


Veias, vasos e verão!

O verão é uma das épocas do ano mais esperadas pela maioria da população do Brasil e também dos turistas que vem para cá em busca de lazer e diversão.

E um dos programas preferidos de todos é curtir o sol tropical na praia ou no campo. Mas o calor que faz os termômetros ultrapassarem os 40ºC, não é só um convite à recreação.

As temperaturas elevadas desta estação, podem trazer vários problemas vasculares, como:

.Dor nas pernas

,Inchaço

.Varizes

.Trombose

Para você curtir o verão numa boa, preparamos uma reportagem para dar dicas de como manter a saúde vascular no meio de tanto calor. Confira a seguir!

 

Sintomas da vasodilatação

Mas é preciso entender poque o calor pode trazer este tipo de problema.

Quem nos esclarece é uma especialista: a cirurgiã vascular Aline Lamaita da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). 

“As altas temperaturas do verão favorecem o processo de vasodilatação, que é quando os vasos sanguíneos se dilatam e provocam uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Além disso, o risco de problemas como trombose e varizes (principalmente) também aumenta’’.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais de que algo não está indo bem com a circulação, como por exemplo:

.Inchaço

.Sensação de peso nas pernas

.Dores

.Edemas

.Câimbras

 “O inchaço é um dos sinais mais comuns da má circulação, ocorrendo quando o coração não consegue circular sangue suficiente para o corpo todo. Este problema está intrinsicamente relacionado ao peso das pessoas, já que quilos extras colocam mais pressão sobre o coração, reduzindo assim o fluxo sanguíneo em todo o corpo”, destaca a médica.

Mas estes sintomas também são comuns à outras doenças e é importante não confundir.

‘’Durante o verão é comum que tenhamos uma exacerbação das queixas vasculares pela dilatação dos vasos da perna, que podem causar as dores, os inchaços, o edema, as câimbras. Porém, por se tratar de uma questão vascular, o sintoma vai ficar específico só nas pernas. Se a gente for pensar nas outras causas mais sistêmicas, como uma pressão alta descompensada, insuficiência cardíaca, alguma outra alteração metabólica, sempre vai ver com outros sintomas associados, de mal-estar, de dor de cabeça, de manchas no corpo, enfim, outro tipo de sintoma que não seja específico só na perna’’, explica a dra. Aline.

 

Também é importante ficar atento à postura corporal, principalmente para quem trabalha ou passa a maior parte do dia sentado ou em pé.

‘’O efeito da gravidade sempre vai dificultar o retorno venoso. E a gente sabe que 90% da circulação da perna é feita pelo bombeamento da panturrilha. Então toda a situação em que se fica muito tempo parado, ou sentado ou em pé, sem um adequado bombeamento da panturrilha, sem uma ativação muscular, você pode aumentar o risco de trombose, diminuir a velocidade do fluxo de sangue dentro do sistema venoso e também acaba sobrecarregando as veias’’, diz a cirurgiã vascular.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/7-causas-de-inchaco-nas-pernas-e-pes/

Hidratação e dieta

Um dos cuidados fundamentais para manter uma boa circulação de vasos e veias no verão, é realizar uma boa hidratação, ingerindo ao menos 2 litros d’água por dia.

Outra boa dica é ingerir alimentos que sejam ricos em água, como:

.Melancia

.Kiwi

.Água de coco

‘’O uso de chás também é recomendado, de preferência chás que sejam mais diuréticos, que sejam mais calmantes, cuidado só com o chá preto que tem o excesso de cafeína’’, fala a especialista.

E prossegue a médica:

“Evite também hábitos que favoreçam a desidratação, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em sódio, que promovem o aumento da pressão arterial. Procure manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e livre do excesso de alimentos processados e frituras‘’.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/onda-de-calor-e-exercicio-tem-que-hidratar/

 

Atividade física e tratamento

Para evitar problemas vasculares no calor, também é importante manter uma rotina de exercícios físicos.

‘’Ter uma boa massa muscular e uma musculatura adequada é o ideal para a gente melhorar a saúde muscular pensando nessas questões de inchaço e questões venosas que se tem no verão. Porém, a longo prazo, o ideal é que você tenha uma atividade física, como musculação, treino de força, para manter a sua massa muscular mais em ordem. E as atividades aeróbicas como corrida, caminhada, bicicleta, coisas mais ativas, que vão trabalhar também a parte cardiopulmonar’’, aponta a médica.

Um bom sono restaurador é outro aliado, pois ajuda no bom funcionamento do corpo, contribuindo para:

.Reduzir o stress

.Regular os níveis de cortisol

.Normalizar a pressão arterial

Mas caso a pessoa já esteja com a saúde vascular afetada, é importante procurar orientação médica e se tratar.

‘’No caso de uma trombose, sempre uma dor aguda de uma perna só, que você perceba que uma perna só está doendo e está inchando, o cuidado é sempre imediato para um pronto-socorro, um ultrassom doppler para fazer um diagnóstico e um tratamento clínico que vai ser realizado com o uso de anticoagulantes e um repouso inicial em casa. Agora, as varizes, o inchaço, a retenção de líquido, o ideal é que você procure um cirurgião vascular, que irá definir o tratamento, que pode incluir: mudança de hábitos, meias de compressão, remédios ou até uma cirurgia’’, finaliza a dra. Aline.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica: Dra.Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular

Curtiu?Então você vai curtir também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/salto-alto-e-varizes-mito-ou-verdade/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/nao-de-chance-pra-trombose/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-dicas-para-treinar-no-calor/

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS