Não dê chance pra trombose

Exercício físico é uma arma poderosa para afastar este perigo

Por: Equipe Marcio Atalla


Não dê chance pra trombose

A trombose é um problema de saúde muito sério, que pode levar até a um quadro grave de embolia pulmonar. A embolia ocorre quando um coágulo de sangue obstrui uma ou mais artérias dos pulmões, podendo até mesmo provocar morte súbita.

Existem alguns fatores que podem levar à predisposição à trombose, entre eles:

.Sedentarismo

.Má alimentação

.Beber pouca água

 Mas a boa notícia é que praticar atividade física com regularidade é um fator importante para diminuir bastante o risco de se ter uma trombose e suas consequências de alto risco.

Quer saber mais sobre a trombose e como evitar este problema?Então não deixe de ler o restante dessa matéria!

O que é e quais os sintomas da trombose?

Mas afinal, como podemos definir a trombose?Quem nos ajuda a entender é a cirurgiã vascular, Aline Lamaita,da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):

‘’Trombose é o nome que é dado quando existe uma obstrução, um entupimento de algum vaso. A mais conhecida é a trombose venosa profunda, que se refere a obstrução a passagem de sangue numa veia do sistema profundo, impedindo a passagem do sangue e levando a um quadro importante na área onde esse vaso realiza a drenagem do sangue. O local mais comum são as pernas, os membros inferiores. Essa obstrução geralmente acontece pela formação de coágulos sanguíneos desencadeados por uma série de fatores’’.

E para ficar atento,seguem os principais sintomas da trombose:

.Dor 

.Inchaço

.Sensação de peso nas pernas

.Mudança de coloração numa das pernas

‘’Em geral os sintomas da trombose iniciam como um incômodo e vão piorando gradativamente até que o paciente procure ajuda médica’’,acrescenta a dra. Aline.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/descubra-os-sintomas-e-sinais-da-trombose/

 

Causas e  riscos da trombose

 Uma vida sedentária é um dos maiores fatores de risco para o aparecimento de casos de trombose. O coágulo sanguíneo pode se desenvolver dentro das veias das pernas por causa da má circulação, que impede a passagem do sangue.

‘’Permanecer muito tempo parado e sem movimentar as panturrilhas faz com que a velocidade do sangue dentro dos vasos diminua.  Além disso, beber pouca água e alimentar-se mal são fatores que dificultam a circulação’’, alerta a médica Aline Lamaita.

E diz ainda:

‘’Em casos mais raros,  o coágulo pode ainda se desprender da parede da veia e correr pela circulação até chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar que pode até resultar em morte’’.

Mas a embolia pulmonar não é o único risco da trombose, como enfatiza a cirurgiã vascular:

‘’Outra complicação frequente da trombose venosa se chama síndrome pós-trombótica. Essa ocorre pelo déficit circulatório no membro afetado, levando a alterações  circulatórias graves , como edema, alteração de coloração da pele  (dermatites)  e até o aparecimento de feridas , a úlcera varicosa’’.

Existem ainda alguns fatores pessoais e situações que podem aumentar o risco da trombose, sendo os principais:

.Fumantes

.Idosos

.Gestantes

.Uso da pílula anticoncepcional

.Reposição hormonal

.Internações

.Imobilizações

.Traumas

.Pós-operatórios

.Viagens longas

Não deixe de ver essa:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saiba-como-minimizar-os-riscos-de-trombose/

 

Exercícios contra a trombose

Mas apesar dos perigos,a trombose pode ser prevenida com a prática frequente de algum tipo de atividade física.

‘’Todos podem se beneficiar de exercícios para melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir trombose. Mas cabe maior atenção a partir dos 40 anos ou quando a pessoa é portadora de algum fator de risco’’,fala a dra.Aline.

Ela dá ainda algumas dicas de exercícios  simples que podem ser feito até mesmo quando se está sentado:

‘’Comece com os pés no chão e,  em seguida, levante os calcanhares, enquanto mantém as pontas dos pés no chão, permanecendo nessa posição por alguns minutos. Depois, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes. Outro ótimo exercício consiste em traçar círculos com os pés por alguns segundos, mudando de direção de fora para dentro e de dentro para fora. Você também pode dobrar a perna abraçando os joelhos o mais próximo possível do peito. Permaneça assim por alguns minutos, sempre trocando de perna. Outra medida muito simples e que estimula bastante o fluxo sanguíneo é caminhar pela casa. Esses simples cuidados já estimulam a circulação  e minimizam consideravelmente o risco de trombose”.

E existe algum exercício que deva ser evitado?
‘’Atividade física de forma geral ajuda na prevenção da trombose venosa profunda(TVP). Salvo cuidado para esportes de contato e luta , onde pode existir trauma local e aumento de risco’’,explica a cirurgiã vascular.
Mas e quando a pessoa já está com um quadro de trombose?Qual o tratamento indicado?
‘’O tratamento da trombose é feito quase na maioria dos casos com uso de anticoagulantes por períodos que variam de pessoa para pessoa. Eventualmente, o uso do anticoagulante pode se tornar permanente’’,conclui a médica.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica:
Dra.Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular

Curtiu? Então confira mais essas:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cigarro-compromete-circulacao-de-sangue-e-aumenta-risco-de-arteriosclerose-e-trombose/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuidados-na-quarentena-assistir-tv-demais-e-um-fator-de-risco-para-trombose-exercite-se-em-casa/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/dia-mundial-da-trombose/

 

Fitas antidor

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular


VEJA TODAS AS MATÉRIAS