Obesidade piora a artrite
Estudo mostra que excesso de peso altera as células agravando a artrite
Por: Equipe Marcio Atalla
A obesidade já se tornou um problema de saúde pública em nível global. Segundo dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas. E a situação tende a piorar. Uma projeção feita pela Federação Mundial da Obesidade aponta que este número deve chegar a 4 bilhões de obesos no planeta até o ano de 2035.
A obesidade é responsável por vários problemas graves, como:
.Diabetes
.Pressão alta
.Cardiopatias
.Câncer
Mas além disso, a obesidade também provoca desgastes e comprometimento das articulações. E um estudo científico revelou que a obesidade também pode provocar mudanças nas células, criando inflamações que pioram a artrite.
O que diz o estudo
A pesquisa foi publicada no periódico científico Wiley Online Library (( https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ctm2.1232)) e mostrou que a obesidade altera o ambiente celular dentro das articulações , promovendo condições pró-inflamatórias que podem piorar artrite.
“Os pesquisadores descobriram que células específicas no tecido de revestimento articular (sinóvia) de pacientes com osteoartrite estão sendo alteradas devido a fatores associados à obesidade”, explica o médico ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Os pesquisadores analisaram informações de biópsias feitas principalmente em articulações que sofrem impacto por suportar peso, como:
.Joelhos
,Quadris
.Mãos
Os resultados revelaram que houve impactos tanto nas articulações que suportam carga de pesos, quanto nas que não suportam e que o peso sozinho não foi o responsável pelas mudanças moleculares nessas articulações.
“Este estudo fornece mais evidências de que a osteoartrite não é apenas desgaste, mas o resultado de alterações bioquímicas complexas e diversas na articulação. A pesquisa revelou que a obesidade pode levar a uma alteração nas células do revestimento articular para torná-las mais inflamatórias’’, afirma o ortopedista.
Ainda segundo o médico, estudos mais antigos apontaram que o tecido gorduroso que teve seu metabolismo modificado pela obesidade, liberou proteínas chamadas citocinas e adipocinas, que provocam inflamações no corpo.
“Com essa observação, concluímos que a obesidade é duplamente lesiva aos joelhos: por conta do excesso de peso e em razão da inflamação gerada dentro da articulação. A obesidade está criando um ambiente no corpo que está afetando negativamente as células chamadas fibroblastos sinoviais, que são células-tronco envolvidas na regulação do fluido lubrificante das articulações. Então, como maçãs-podres em um barril, eles começam a afetar toda a articulação, aumentando a secreção de substâncias químicas que degradam a articulação e aumentam a progressão da osteoartrite”, acrescenta o dr.Marcos.
Veja essa também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/6-estragos-da-obesidade/
O que é artrite
É importante também entender o que é a artrite. Quem nos explica mais uma vez é o ortopedista Marcos Cortelazo:
‘’A artrite é definida como uma condição que envolve a inflamação das articulações do corpo. Esta inflamação pode levar a sintomas como dor, limitação de movimentos, inchaço e até rigidez. Existem diferentes tipos de artrite, sendo os mais frequentes a osteoartrite e a artrite reumatoide’’.
Os sintomas mais comuns da artrite são:
.Dor
.Inchaço
.Rigidez e deformidades nas articulações
.Limitação dos movimentos
E como esta alteração nas células pode piorar na prática a artrite?
‘’Segundo o estudo as células do tecido adiposo liberam substâncias inflamatórias que mudam bioquimicamente o ambiente dentro das articulações através do fato de promoverem uma condição pró-inflamatória que atua sobre as células da membrana sinovial alterando o metabolismo das mesmas promovendo mais inflamação. As consequências disto são uma maior degeneração da cartilagem articular não pela sobrecarga, mas sim por mudanças bioquímicas’’ fala o especialista.
Leia ainda:
Como evitar a alteração celular
Qual o tratamento iniciado para enfrentar esta alteração celular?
‘’Normalmente a melhor forma de evitar a alteração celular é promover a perda de peso. Contudo, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antiartríticos com um acompanhamento médico adequado permite controlar o processo inflamatório articular’’, diz o médico.
E para prevenir o excesso de peso, o dr. Marcos indica:
‘’Para evitar a obesidade, além de uma dieta muito bem orientada e completa, recomendamos a prática de atividade aeróbica associada a um trabalho de fortalecimento muscular, pois a massa magra (musculatura) por si só já garante um aumento do metabolismo basal com consequente gasto calórico’’.
E o ortopedista finaliza com uma informação importante:
‘’ Caso a pessoa seja afetada por esta alteração celular provocada pela obesidade, ela pode praticar atividade física, mas deve ter o acompanhamento de um médico para orientar quais tipos de atividades físicas praticar, necessidade ou não de medicação e qual dieta a fazer. Recomendo também o acompanhamento de um educador físico para avaliar a correta execução dos exercícios e de uma nutricionista e/ou nutrólogo para a correta alimentação’’.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:
Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/emagrecer-e-bom-pro-joelho/