Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Como identificar a verdade das fakenews, quando se fala em saúde?

Por: Marcio Atalla


Como identificar a verdade das fakenews, quando se fala em saúde?

Existem muitas publicações que falam de saúde de forma geral, dando dicas de como se alimentar, se exercitar e principalmente fórmulas mágicas que prometem muito resultado com pouco esforço. Como eu, um simples leitor desses veículos, consigo distinguir o que é realmente sério e útil daquilo que pode colocar a saúde em risco?

Renato Ouriveo – Porto Feliz – SP

Primeiro é importante verificar quem assina a matéria ou dá a informação. Procurar saber se trata-se de uma pessoa de credibilidade, ver seu trabalho, certificar-se se é da área de saúde ou apenas curioso. Minha dica, baseada em anos de experiência com pessoas que buscavam mudar o estilo de vida, é que não existe fórmula mágica alguma. Até agora, pelo menos, nada é comprovadamente mais eficiente para a saúde e para a boa forma que a atividade física regular e uma alimentação mais rica, equilibrada e fracionada. Desconfie de dietas que prometem emagrecer tantos quilos em um determinado tempo. Como alguém pode passar uma dieta para outra pessoa sem a conhecer, sem saber como é sua condição física, seu ritmo metabólico, sua rotina, e ainda garantir que 8, 9 ou 10 quilos serão eliminados naquele tempo especifico? Quem pode acreditar nisso? E os remedinhos? Os kits? As fórmulas manipuladas? Nada em que se possa confiar, já que para ter resultados essas cápsulas mágicas mexem com o metabolismo e os hormônios, tornando os consumidores dependentes ou causando o efeito rebote – quando se ganha toda a gordura que se perdeu, quando na verdade o que se perdeu foi tempo, dinheiro e muita saúde.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS