Cuidado com a entorse!

Aprenda o que é e como evitar este tipo de lesão

Por: Equipe Marcio Atalla


Cuidado com a entorse!

Praticar atividade física é algo fundamental para manter a saúde e o equilíbrio do organismo. Mas mexer com o corpo traz sempre aquele componente que assusta todo mundo que malha ou pratica algum esporte: o risco de lesão nas articulações.

E uma das lesões mais comuns é a entorse, que chamou muito a atenção de toda a população brasileira, durante a Copa do Mundo do Catar, quando o craque Neymar ficou fora de 2 jogos da Seleção Brasileira por causa de uma entorse no tornozelo.

Para saber mais sobre a entorse e como lidar com ela, leia este texto até o final.

O que é e quais as causas da entorse?

Entorse é uma lesão dos ligamentos das articulações, gerada por algum trauma torcional, como a perda momentânea do contato articular, com danos variáveis às partes moles, sem no entanto lesionar o osso. Por isso ela também é popularmente conhecida como torção. Pode atingir qualquer articulação do corpo, mas a mais comum é a entorse de tornozelo.

E quais as principais causas das entorses?

‘’São traumas diretos ou indiretos. Uma pancada direta no joelho ou tornozelo pode gerar uma entorse com ou sem lesão ligamentar. No indireto, o pé pode ficar preso a um buraco ou um desequilíbrio e gerar uma instabilidade da articulação e ocasionar a torção’’, explica o médico ortopedista Ricon Jr., integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ).

A entorse ocorre mais no tornozelo ou pode ocorrer em outras partes do corpo também?

‘’Entorses ocorrem em quaisquer articulações que são mantidas por ligamentos. O tornozelo por ter uma característica do formato e sofrer carga do peso corporal está mais suscetível. Mas podem acontecer também nos joelhos dedos das mãos, dedão do pé, cotovelo após queda ou lutas como o jiu-jitsu’’, diz o ortopedista.

Existem ainda certos fatores que podem aumentar a chance de alguém ter uma entorse, como por exemplo:

.Obesidade

.Perda de massa muscular

.Diabetes

.Doenças neurológicas ou neuromusculares

.AVC

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/exercicio-e-articulacoes/

 

Como evitar as entorses?

Uma forma de se precaver das entorses, é proteger ou fortalecer as articulações,através de :

.Musculação

.Treino funcional

.Uso de tornozeleiras e joelheiras

 

Uma outra dúvida muito comum é se as entorses ocorrem mais na prática de esportes coletivos ou individuais. O dr. Ricon Jr. nos responde:

“Qualquer esporte pode ocasionar entorse. Nos coletivos ocorrem mais por contato físico e traumas diretos. Nos individuais, são por movimentos errados, inconsistência do terreno, acidentes ou calçados ruins’’.

Aquelas pessoas sedentárias que se arriscam a jogar uma ‘’peladinha’’ em dias de folga, os chamados ”atletas de fim de semana”, são mais sujeitos a entorses do que quem pratica exercício físico de forma regular?

‘’Em tese sim. O corpo precisa estar preparado para realizar os movimentos que a atividade exige. Quando não se prepara o corpo com exercícios de alongamentos, equilíbrios e hipertrofia há maior tendência as lesões. Principalmente depois dos 40 anos de idade’’.

 

 Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/

 

O tratamento da entorse

E caso o praticante de atividade física acabe tendo uma torção, como lidar com a entorse?

‘’O tratamento inicial visa evitar que a lesão inche e doa muito. Colocar gelo ajuda bastante. Mas não mais que 20 min e muito cuidado para não queimar a pele pelo frio.

Depois é preciso exame médico e de imagens para definir quais as lesões ocorreram. Pode ser apenas estiramento do ligamento que se trata com gelo, analgésicos e anti-inflamatórios e imobilização por período específico para cada área do corpo’’, esclarece o médico.

E prossegue o ortopedista:

‘’Lesões mais graves como roturas dos ligamentos podem necessitar cirurgia. Hoje conseguimos através de terapia ortobiológica e laser recuperar bem mais rápido. As vezes evitando cirurgias’’.

E o dr. Ricon Jr. faz ainda um alerta.

‘‘Caso não seja tratada adequadamente, a entorse pode evoluir para algo mais grave. Instabilidades crônicas com lesões recorrentes e piorando a cada episódio. Degeneração articular precoce causando incapacidade física’’.

E além da entorse, que outros problemas semelhantes nas articulações são comuns a quem pratica algum esporte?

‘’Lesões mais graves são as luxações que são definidas como a perda permanente do contato articular, sendo considerada uma emergência ortopédica. Existe uma disfunção total da articulação que sai do lugar. As fraturas são as lesões nos ossos podendo ou não afetar as articulações. Também são graves e exigem atendimento emergencial’’, conclui o ortopedista.

 

Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e do Dr. Ricon Jr./Ortopedista

Gostou? Então você vai gostar também:

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/perda-de-colageno-compromete-a-saude-das-articulacoes/

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/futebol-fortalece-os-ossos-e-e-excelente-para-as-mulheres/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/agachamento-ja/

Fitas antidor

Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular


VEJA TODAS AS MATÉRIAS