Vitamina C: 11 sinais que ela está em falta
A deficiência do nutriente afeta a saúde do organismo como um todo, das articulações ao cabelo, além do sistema imunológico
Por: Equipe Marcio Atalla
A deficiência de vitamina C pode dar sinais importantes de que algo não anda bem no seu corpo.
Uma dieta pobre e pouco balanceada pode facilmente acarretar a deficiência da vitamina C, ocasionando diferentes sintomas.
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, as evidências sugerem que muitas pessoas apresentam baixos níveis de vitamina C, o que pode ser prejudicial à saúde. Em casos mais graves, a ausência do nutriente tem como consequência uma doença chamada escorbuto, caracterizada por hemorragias, alterações nas gengivas e baixa resistência a infecções.
O que é a vitamina C?
Trata-se de uma vitamina solúvel em água, utilizada pelo corpo para a realização de inúmeras funções diárias.
A vitamina C esta presente em diversos alimentos e em suplementos. Ela auxilia em vários fatores do nosso corpo como:
A vitamina C auxilia
• O crescimento e reparo de tecidos em todo o corpo;
• A saúde da pele, pois é um antioxidante fundamental para a síntese de colágeno;
• A cicatrização;
• A absorção do ferro;
• A manutenção da saúde óssea;
• A fotoproteção.
Além disso, como você já deve saber, ela é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Muito além das frutas cítricas: onde encontrar a vitamina C
A vitamina C não é armazenada pelo corpo e desempenha várias funções no organismo, por estes motivos deve ser reposta diariamente, por meio da alimentação.
Ela pode ser encontrada em frutas e legumes, como:
• Morango;
• Kiwi;
• Mamão;
• Brócolis;
• Tomate;
• Pimentão;
• Couve-flor.
11 sintomas da deficiência de vitamina C
1. Sangramento e gengivas inchadas
As gengivas são bastante sensíveis à deficiência de vitamina C, pois são parcialmente compostas por colágeno. Quando os níveis do nutriente estão baixos, podem ocorrer sangramentos e inchaço.
Esses sangramentos, por sua vez, demorarão a cicatrizar, pois é justamente a vitamina C que ajuda o organismo a realizar esse processo.
2. Sangramentos nasais
Eles acontecem quando os vasos sanguíneos presentes no nariz estouram. Quando ocorrem frequentemente, isso indica que os vasos estão fracos.
A substância responsável por mantê-los fortes é o colágeno, e a deficiência de vitamina C pode resultar na ruptura dos vasos sanguíneos e na formação de sangramentos nasais.
3. Cabelos secos e quebradiços
Madeixas fortes e brilhantes costumam indicar uma dieta equilibrada, repleta dos nutrientes necessários para manter a saúde dos fios.
O cabelo também depende do colágeno para obter sua força, por isso a falta de vitamina C pode resultar em fios secos e propensos à queda e quebra.
4. Cicatrização lenta de feridas
O mecanismo de cicatrização do corpo depende, em parte, do nutriente, que ajuda a reparar as feridas e a combater as infecções.
Isso porque a cicatrização de feridas consiste em uma cascata perfeita e coordenada de eventos que resultam na reconstituição do tecido.
Deficiências nutricionais tornam esse processo menos eficiente, causando sangramentos mais longos e cicatrização mais lenta.
5. Falta de ferro
A absorção de ferro pelo organismo está relacionada a vários fatores, como o tipo de ferro consumido e a ingestão de outros alimentos que auxiliam o processo.
Conforme a fonte, animal ou vegetal, o ferro pode ser classificado em heme e não-heme, respectivamente. Os níveis de absorção do ferro advindo de fontes vegetais são comparativamente menores em relação aos de origem animal. Nesses casos, a ingestão de vitamina C influencia positivamente a assimilação do nutriente.
6. Pele seca, vermelhidão e aparecimento de rugas
Novamente, esses sintomas são resultados da falta de colágeno ocasionada pela deficiência do nutriente. Uma dieta rica em vitamina C pode ajudar a manter a pele macia e jovem.
Por sua função antioxidante, ela também limita os danos produzidos pela exposição à luz ultravioleta (UV), reduzindo o risco de queimaduras solares.
7. Hematomas
A formação recorrente de hematomas, sinais que marcam o rompimento dos vasos sanguíneos localizados logo abaixo da pele, pode indicar que as paredes dos vasos estão fracas e precisam de reforço.
8. Infecções frequentes
A vitamina C é um antioxidante altamente eficaz, que protege as células do corpo contra espécies reativas de oxigênio, que são geradas pelas células do sistema imunológico para atacar e matar patógenos.
A vitamina C estimula tanto a produção quanto a função de leucócitos (glóbulos brancos), especialmente neutrófilos, linfócitos e fagócitos. Os neutrófilos, que atacam bactérias e vírus estranhos, parecem ser o tipo celular primário estimulado pela vitamina C, mas os linfócitos e outros fagócitos também são afetados.
Como antioxidante, a vitamina C também ajuda a proteger a saúde das células imunes, para que possam trabalhar eficientemente para prevenir infecções. Gripes frequentes, infecções do trato urinário ou infecções na garganta, são uma indicação de um sistema imunológico enfraquecido.
9. Fadiga e mau humor
A fadiga é um sintoma de muitas doenças e deficiências, mas quando associada a outros sinais, pode ajudar a identificar deficiência de vitamina C. Um estudo publicado pela Universidade de Cambridge, em 2013, mostrou que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode melhorar o humor geral, reduzir a fadiga, aumentar o vigor e reduzir a depressão.
10. Ganho de peso
Quando a fadiga por baixa vitamina C se instala, também é um sinal de que a produção de energia está diminuindo.
Quando seu metabolismo diminui, é mais provável que você comece a adicionar quilos.
? Calcule sua taxa de metabolismo basal
11. Articulações inchadas e doloridas
Como a cartilagem nas articulações é composta principalmente de colágeno, baixos níveis de vitamina C podem resultar em menos preenchimento entre os ossos e, consequentemente, dores nas articulações.
Isso abre caminho para a inflamação e o inchaço. Quando falta vitamina C na dieta, o corpo tem menos capacidade de responder a essa inflamação.