Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Dieta HCG

Por: Marcio Atalla


Dieta HCG

Estou terminando uma dieta HCG, que tipo de alimentação é ideal para ter saúde e manter o peso após a dieta. Quais exercícios são recomendados?

Alan Casa Grande

Fico estarrecido que esse tipo de dieta ainda possa ter adeptos, hoje em dia, com tanto acesso a informação que temos. Essa dieta, criada há mais de 60 anos por um médico inglês, prevê injeções diárias de um hormônio chamado HCG, que é produzido pela placenta no período da gestação. Porém, junto a isso, o paciente deve se submeter a uma restrição calórica absurda, e ingerir apenas 500 calorias por dia. Duas coisas extremamente perigosas: usar hormônios de maneira desnecessária e fazer uma privação, quase que absoluta, da alimentação. O resultado é óbvio: a recuperação total ou até maior do peso inicial. Isso, porque a restrição calórica torna o metabolismo mais lento, aguça a compulsão, e ao terminar a dieta, a pessoa volta a comer o que comia antes, não conseguindo fazer uma mudança saudável de estilo de vida e com o metabolismo mais lento, o que aumenta o poder de absorção das calorias ingeridas. Minha dica é que você volte a consumir mais calorias aos poucos, através de uma alimentação mais natural possível, e incorpore algum tipo de atividade física diária, para que o efeito rebote não seja tão danoso.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS