Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Já fui atleta e quero voltar a treinar. O que você me recomenda para recomeçar, e também para ajudar a controlar minha pressão arterial?

Por: Marcio Atalla


Já fui atleta e quero voltar a treinar. O que você me recomenda para recomeçar, e também para ajudar a controlar minha pressão arterial?

Já fui atleta e quero voltar a treinar. O que você me recomenda para recomeçar, e também para ajudar a controlar minha pressão arterial, que está alterada devido a uma ansiedade instalada!

Nely Ferreira

Nada melhor para controlar a hipertensão do que a atividade física regular. Isso significa dizer que você deve praticá-la pelo menos 5 vezes na semana, durante no mínimo 30 minutos. É imprescindível que seu médico esteja ciente e ateste sua perfeita condição física para treinar, e que seu professor seja informado de sua pressão alterada. Para todas as pessoas que vão iniciar ou retomar, a evolução do treino deve ser devagar e segura.

No seu caso, vale a pena manter o esforço físico sempre no patamar aeróbico, e não atingir a intensidade anaeróbica, que pode comprometer a sua saúde. Isso significa dizer que, tanto nas atividades de força como nas aeróbicas, a intensidade deve ser moderada, podendo chegar a moderada forte, mas nunca ultrapassar esse limite. Sempre após o exercício, a tendência da pressão arterial é cair, por isso, se feita com regularidade, a atividade física vai ser fundamental para que sua pressão volte ao normal.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS