Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Pedalo como meio de transporte, mas estou sentindo os músculos das pernas cansados… O que posso fazer?

Por: Marcio Atalla


Tenho 50 anos e vou trabalhar de bike todos os dias, o que dá uma média de 30 minutos pela manhã e 30 à tarde, num percurso de 30 km por dia. Mas, de uns tempos para cá, tenho sentido dores nos músculos da coxa. O que devo tomar para recuperar estes músculos da fadiga, pois tem horas que sinto a musculatura queimar muito.

Jefferson Luiz Queçada – Belém, Pará

Primeiro, parabéns pela iniciativa. Além de promover saúde e colocar movimento em sua rotina, é certamente uma excelente atitude ecológica. Porém, você faz todos o dias atividades aeróbicas, que embora sejam ótimas e indicadas para ganho de saúde e qualidade de vida, não preservam a massa muscular. Ou seja, você exige força das suas pernas para pedalar, mas não faz nenhum trabalho pra desenvolver a musculatura e torná-la mais forte. Pelo contrário, você vai perdendo o que tinha de musculatura por conta do alto nível de atividade aeróbica que faz, e por isso as dores começam a aparecer. É muito simples de resolver. Basta que, ao menos duas vezes por semana, você faça exercícios de força, como agachamentos, que podem ser feitos na musculação, na aula de ginástica, etc. Subir escadas também é boa opção pra fortalecer as pernas, caso você não tenha muito tempo. Não há necessidade de tomar nada. Apenas reforço muscular e continue assim!


VEJA TODAS AS PERGUNTAS