Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Tenho cãibras quando faço exercício, mesmo comendo banana todos os dias. Por que ser?

Por: Marcio Atalla


Tenho cãibras quando faço exercício, mesmo comendo banana todos os dias. Por que ser?

Não é pouco, pelo contrário, uma banana fornece cerca de 1/3 das necessidades diárias de potássio que uma pessoa necessita, portanto você já ingere o suficiente desse mineral. Porém, essa  não é a  principal razão das cãibras, e esse é um grande mito da nutrição, acreditar que a banana evita cãibras. A opção de atletas por ingerir bananas é porque é uma ótima  fonte de carboidrato.

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas dos músculos e na maioria das vezes aparecem pela falta de alguma substância, como a água, sódio, potássio, oxigênio, glicose ou até mesmo cálcio. Ou seja, existem muitas causas para as cãibras musculares, e não apenas a baixa concentração de potássio. As grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser, na verdade, as causas mais comuns.

O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, consumir bebidas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira evitar esse problema. Os isotônicos contém em média 90 mg de sódio por 200 ml, essa mesma quantidade de sódio é encontrada em um copo de leite, por exemplo.

O cálcio, por exemplo, além de ser um importante componente dos ossos, participa da membrana muscular. Se sua concentração está baixa, pode aparecer as cãibras. Nesse caso, para evitá-las uma boa alimentação é fundamental. O cálcio está presente no leite e nos seus derivados. Beber líquidos durante a atividade física também é uma maneira de repor o líquido perdido e ajuda a evitar a cãibra.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS