Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Exercícios intercalados são mais eficientes para acabar com a gordura abdominal?

Por: Marcio Atalla


Exercícios intercalados são mais eficientes para acabar com a gordura abdominal?

Quando você diz que os exercícios intercalados são eficientes para acabar com a gordura abdominal, isso significa que correr e descansar é melhor que correr direto? Desculpe se pareço confusa com uma questão tão simples, mas eu gostaria de entender direito como funciona.

Nice

É uma questão simples para quem trabalha nessa área. Entendo perfeitamente que cause confusão para os leigos. Vou explicar melhor: os exercícios mais eficientes para perder gordura corporal são os aeróbicos. O que os caracteriza é a duração – mais longa, de no mínimo 20 minutos – e a intensidade – sempre entre moderada e levemente forte. As atividades podem ser as mais variadas: corrida, caminhada acelerada, natação, ciclismo, etc. Porém, para eliminar a gordura abdominal, foi comprovado por estudos, que o treino intervalado é mais eficiente por conta da maior ação da adrenalina. Esse treino consiste em dar o estímulo, e recuperar. Ou seja, correr ou nadar ou pedalar, com grande intensidade e depois reduzir a intensidade para voltar a freqüência cardíaca. Como são estímulos muito fortes é impossível que se consiga mantê-los por mais do que alguns minutos, e a recuperação é aeróbica. Esses treinos são indicados para quem já está com algum preparo físico, pois exige muito do corpo. Espero que tenha conseguido esclarecer melhor a diferença entre os treinos. Vale lembrar que o bom mesmo é usar os mais variados tipos de treinos e fazer uma planilha diversificada.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS