Marcio Responde

Encontre aqui as respostas para as principais e mais frequentes dúvidas sobre o universo da saúde, atividade física, nutrição e bem-estar. Se sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta através do fale conosco!



Qual dieta você acha que vai me ajudar a emagrecer?

Por: Marcio Atalla


Qual dieta você acha que vai me ajudar a emagrecer?

Existe alguma dica que eu consiga seguir na alimentação que vai me fazer emagrecer? Teve época que parei de comer qualquer tipo de massa, já
tentei fazer as mais malucas dietas, preciso de ajuda!

Paula Bernardes – Praia Grande, SP

Se você já fez várias “dietas malucas” e percebeu que nenhuma delas deu resultado, então está na hora de rever seus conceitos sobre dieta. Se um regime promove o emagrecimento, mas depois se ganha tudo que perdeu, está provado que foi um fracasso. Aliás, todas as dietas são um fracasso exatamente por isso: se faz durante um tempo uma restrição calórica e de nutrientes importantes (normalmente o mais importante deles, o carboidrato), e depois quando não se pode mais suportar aquele padrão alimentar restritivo, se volta a comer, e com voracidade, tudo que foi “proibido”. Por isso equilíbrio e parcimônia são as palavras de ordem na hora de estabelecer não uma dieta, mas uma nova maneira de se alimentar. E pra começar pense em seguir 5 dicas básicas: 1) comer em menor quantidade e mais vezes ao dia, em torno de 5 a 6 pequenas refeições; 2) aumentar o consumo de fibras, com alimentos como frutas, legumes, cereais integrais; 3) beber mais água, e durante todo o dia, não funciona beber de uma vez só, e não se aconselha beber junto com as refeições; 4) reduzir o consumo de gordura, sobretudo as saturadas, que estão nas carnes, embutidos, leite integral, etc. 5) reduzir o consumo de sal e açúcar. Mas tenha em mente: nada é proibido! O emagrecimento deve se dar gradualmente, sem grandes sacrifícios, e estar associado à saúde e, obviamente, a exercícios físicos.


VEJA TODAS AS PERGUNTAS