Qual a diferença entre HIT e HIIT na atividade física?

Conheça a diferença desses dois tipos de treinos e seus ganhos em saúde e performance

Por: Equipe Marcio Atalla


Qual a diferença entre HIT e HIIT na atividade física?

HIT e HIIT são suas modalidades de treino que ganharam destaque entre os praticantes de atividade física. Saiba quais são as diferenças entre os treinamentos e quais são os ganhos de cada um.

HIT X HIIT

HIT é a sigla em inglês para “High Intensity Training”, ou Treino de Alta Intensidade. Já HITT se refere ao “High Intensity Interval Training”, que pode ser traduzido para Treino de Alta Intensidade Intervalado.

HIT HIIT

Crédito foto: © microgen via Canva.com

O HIT é muito utilizado em treinamentos que utilizem a musculação, com métodos de intensidade que fazem com que o exercício seja praticado até que o indivíduo alcance a exaustão máxima possível. É basicamente um treino de intensidade altamente elevada.

Já o HIIT é um método que ficou muito popular nos últimos anos e procura alternar intervalos de altíssima intensidade no treino, com períodos de recuperação, como por exemplo, correr na esteira por um tempo e depois descansar pelo mesmo período de tempo, ou fazendo isso de forma proporcional, de acordo com cada protocolo.

“Nesse treino, você dá um estímulo muito forte em um tempo reduzido. Com isso, a frequência cardíaca passa do linear anaeróbio, ou seja, a atividade deixa de usar o apenas oxigênio como fonte de energia. Quando está próximo ao limite, você para; e pratica a recuperação ativa para reduzir a frequência de batimento cardíaco. Por exemplo, alternando corrida e caminhada“, explica Marcio Atalla.

Qual a diferença entre HIT e HIIT na atividade física?

Crédito foto: © simonkr via Canva.com

Benefícios do HIT e do HIIT

Aumenta taxa de metabolismo basal

Os treinos promovem maior oxigenação no sangue e aumento da massa magra. Isso afeta a taxa de metabolismo basal, ou seja, a quantidade de energia que o corpo gasta para se manter no dia a dia.

Calcule sua taxa de metabolismo basal aqui

Emagrecimento e alta queima calórica

As atividades têm alto gasto calórico e reduzem a quantidade de gordura corporal, auxiliando no processo de emagrecimento.

Melhor rendimento cardiorrespiratório e muscular

O HIIT, como acontece com os exercício aeróbicos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória. O HIT, por sua vez, garante aumento da massa magra e da resistência muscular.

Treino MetCon: mais uma maneira de entrar em forma!

Crédito foto: © microgen via Canva.com

Qual o melhor para emagrecer?

Com a palavra o educador físico Alexandre Augusto. “Tanto o HIT quanto o treino intervalado são bons para a queima de gordura corporal. O HIT mantém o corpo acelerado praticamente o tempo todo com menos intervalo. Já o treino intervalado tem maior variação de batimento cardíaco na sessão de treino. O treino intervalado promove maior queima de gordura visceral, a maior responsável pelo aumento de fatores de risco quando acumulada em excesso. Aconselho variar os treinos”.

No caso do HIIT, Atalla adverte que nem todas as pessoas estão preparadas para praticar o treino e que o risco de lesões nesses casos é alto. Por isso, “o ideal é mesclar o HIIT com treinos mais longos e moderados. Fazer essa moldagem é muito importante”.

Marcio Atalla fala sobre o HIIT

Veja também
Musculação ameniza sintomas do Parkinson
Nutrição e exercício
Calcule seu gasto calórico

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS