Soluço: um sinal de alerta!
Os soluços podem ser um dos sintomas de vários tipos de câncer
Por: Equipe Marcio Atalla
Você já teve crise de soluços? É algo extremamente incômodo e às vezes até angustiante quando demora a parar, não é mesmo?
Este problema costumar aparecer de vez em quando e atrapalhar a vida das pessoas, principalmente aquelas que não seguem hábitos muito saudáveis e abusam de vícios como álcool e cigarros.
Os soluços podem ter várias causas que variam de pessoa para pessoa.
Mas você sabia que além do desconforto que provoca, o soluço pode ser sintoma de uma doença mais grave, como o câncer?
Para saber mais sobre isso e se precaver, leia este texto até o fim!
O que é o soluço?
Que o soluço tem a capacidade de incomodar e até irritar, isso todo mudo já sabe. Mas afinal, como definir o que é o soluço? Quem nos explica é o médico Ullyanov Toscano, cirurgião de cabeça e pescoço do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e com doutorado em Ciências pela USP.
‘’O soluço é produzido pela contração involuntária do diafragma, o músculo que separa o peito do abdômen, seguido pelo fechamento da glote, que é a abertura da laringe, durante a inspiração. Isso pode ser desencadeado por um simples engasgo, um tumor ou até mesmo doenças psiquiátricas’’.
As principais causas do soluço estão relacionadas a maus hábitos, como por exemplo:
.Ingestão de bebidas alcoólicas em excesso
.Comer rápido
.Fumar
Mas existe algum alimento ou bebida que provoque o aparecimento de crises de soluço?
‘’Bebidas alcoólicas, líquidos gaseificados como sodas, refrigerantes, por exemplo, pois podem irritar o diafragma’’, diz o médico.
A idade ou algum tipo de doença também podem ser causas de soluços?
‘’Pessoas idosas, diabéticas e com tumores abdominais são mais vulneráveis. Algumas doenças psiquiátricas como quadros de ansiedade, pânico e até depressão podem também desencadear a condição. Mas para que o soluço seja diagnosticado como psicossomático, um sintoma físico com causa emocional, precisamos, primeiro, eliminar todas as outras possibilidades de doenças físicas’’, fala o dr. Toscano.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cancer-perigo-para-homens-e-mulheres/
O soluço e o câncer
Segundo informações da revista científica News Medical Life (( https://www.news-medical.net/)) , os soluços podem ser um dos sintomas de vários tipos de câncer, como por exemplo:
.Câncer de esôfago,
.Câncer de pâncreas
.Câncer de estômago
.Câncer de pulmão,
.Tumores cerebrais
.Tumores no mediastino( espaço entre os pulmões)
“Isso acontece porque essas lesões irritam o diafragma e propiciam o início do soluço”, comenta o médico Ullyanov Toscano.
O especialista esclarece ainda como identificar se o soluço pode ou não ser indício de uma doença mais grave.
‘’Geralmente os soluços passam em alguns minutos, mas se eles durarem por um período mais longo, de até 48 horas, o melhor a fazer é procurar orientação de um médico. E provavelmente este irá pedir tomografia do abdômen, do pulmão e endoscopia, que são alguns exames para identificar se existe um problema mais sério”.
E quando além dos soluços prolongados por quase 2 dias, surgirem outros sintomas como perda rápida de peso e sensação de enfraquecimento e fadiga, aí o sinal de alerta para um possível câncer deve ser ligado em grau máximo.
Não deixe de ver:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/estresse-um-gatilho-que-pode-levar-ao-surgimento-do-cancer/
Como tratar o soluço?
Para quem está incomodado com uma crise de soluço, existem certas medidas que são conhecidas ‘’desde os tempos da vovó’’ e que realmente funcionam para cessar o problema.
As mais conhecidas são:
.Beber alguns goles de água fria
.Prender a respiração por 30 segundos
Essas ações aumentam os níveis de dióxido de carbono no organismo e estimulam o nervo vago (ou nervo pneumogástrico), que pertence ao sistema nervoso autônomo, que controla as funções involuntárias do corpo, parando assim com os soluços.
Muita gente também pergunta se ‘’levar um susto’’ pode provocar soluços. A resposta é sim. Isso pode realmente ocorrer. E outra dúvida muito comum é se beber líquidos às refeições pode gerar crises de soluço?
“Isso é muito relativo, não é possível afirmar. O importante mesmo é a pessoa procurar ter bons hábitos de saúde. Evitar refrigerantes, álcool em excesso, cortar cigarros e mastigar bem e com calma os alimentos durante as refeições’’’, conclui o médico Ullyanov Toscano.
Contamos com a colaborarão da DATZ Comunicação e do médico Dr. Ullyanov Toscano/ Especialista em Cirurgia da Cabeça e do Pescoço
Curtiu? Então vai curtir também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/relacao-entre-fumo-e-cancer-de-pulmao/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-ameacas-do-alcool/