Entenda quando a queda dos cílios pode ser um problema e como tratar

Tem notado que seus cílios caem demais? Cuidado, você pode estar com uma doença autoimune e deve consultar um dermatologista

Por: Equipe Marcio Atalla


Entenda quando a queda dos cílios pode ser um problema e como tratar

Toda mulher sonha em ter cílios longos, bonitos e saudáveis, por esse motivo o rímel faz parte do arsenal de maquiagem. Mas o que acontece quando os cílios começam a quebrar ou desprender-se com mais facilidade? É bom ter cuidado, pois isso pode ser um sinal de que algo não está bem.
Perdemos fios diariamente

O ciclo de vida dos cílios dura, em média, 90 a 100 dias e compreende 3 fases: uma fase de crescimento (anágena), uma fase de repouso (catágena) e uma fase de queda (telógena). Em média, perdemos de 3 a 4 fios por dia e a queda de cílios fisiológica não gera falhas. Então, como sinal de alerta de que algo não vai bem, fique atento na presença de falhas na região dos cílios.

 

Queda acentuada
A queda dos cílios se divide em fisiológica (decorrente da troca de fios velhos por fios novos) e patológica, ocasionada por doenças. Um exemplo comum de queda patológica é a alopecia areata, doença autoimune que pode acometer qualquer pelo do corpo, gerando sua queda. Outras causas de queda patológica são quimioterapia, dermatite intensa por produtos não adequados usados nos cílios, desnutrição e distúrbios genéticos, entre outros. Portanto, é importante sempre remover a maquiagem para evitar que os resíduos dificultem o nascimento dos cílios.

Dependendo da etnia, há uma diferença na quantidade e comprimento dos cílios, mas esse fator não impacta muito nas causas patológicas de queda. Sabemos que a idade tem relevância nisso. Com o envelhecimento, os cílios têm sua queda aumentada e um afinamento, processo semelhante ao que ocorre com os cabelos. O dermatologista investigará a causa do problema e irá propor o melhor tratamento.

 

Prevenção
Para evitar a queda aumentada decorrente de irritação na região e para evitar a quebra, evite usar máscaras de rímel à prova d´água diariamente, reservando-as para ocasiões especiais. Por terem uma remoção difícil, seu uso pode propiciar a queda e quebra dos cílios.
Evite também o uso do curvex e se esse for usado, aplique-o antes a máscara de cílios. Sempre use o demaquilante para remover resíduo de sombra e delineador da região e jamais use produtos vencidos. Cuidado com a extensão de cílios: algumas pessoas possuem alergia às colas usadas e nesse caso, uma dermatite seguida de queda pode ocorrer: sempre converse com seu dermatologista antes de fazer o procedimento.

 

Tratamentos
Hoje, dispomos de produtos tópicos, como o colírio à base de bimatoprosta, que consegue promover o nascimento e crescimento de cílios. Como há contraindicações a seu uso, o dermatologista poderá indicar se o produto pode ou não ser usado por você. Também dispomos de fórmulas ricas em agentes condicionantes como aminoácidos, e com vitaminas essenciais para a boa saúde dos cílios e em fatores de crescimento que contribuem para o comprimento e quantidade das pestanas. Entre os ativos mais importantes, estão: Capixyl (que estimula o folículo piloso) e os Fatores de Crescimento. Algumas fórmulas orais com substâncias como Exsynutriment (em concentração de 600mg) podem ser usadas para fortalecer os cabelos e pelos em geral, inclusive os fios dos cílios.

Dra. Kédima Nassif

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS