O café da manhã é a grande refeição

Confirmado: o café da manhã é a refeição mais importante do dia

Por: Equipe Marcio Atalla


O café da manhã é a grande refeição

Você se lembra quando na sua infância seus pais, e em especial sua mãe, falavam que não se podia ‘’pular o café da manhã’’? Que o café da manhã era ‘’ a mais importante refeição do dia?’’ Pois então… era tudo verdade! 

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Proceedings of the Nutrition Society , revelou que pessoas adultas que resolvem não  fazer a primeira refeição do dia deixam de ingerir  nutrientes essenciais que são mais facilmente encontrados  nos alimentos que fazem parte do café da manhã.

Cerca de 20% a 25% das calorias diárias são ingeridas nessa refeição inicial do dia, repondo a  energia e ajudando a despertar o organismo depois da noite de sono, deixando o corpo e a mente mais dispostos e com a força necessária para encarar as  tarefas cotidianas.

Um bom café da manhã traz vários benefícios, entre eles:

.Aumenta  energia

.Ajuda controlar o peso

.Diminui risco de doenças

.Aumenta o rendimento no trabalho e na escola

 

Café da manhã: refeição com nutrientes

Os pesquisadores da Universidade de Ohio se basearam em dados  da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES), que coleta informações sobre a saúde da população americana anualmente, num universo de pelo menos 5.000 pessoas, através de exames laboratoriais, exames físicos e entrevistas. A amostragem para este estudo incluiu 30.889 adultos com 19 anos ou mais, num período de 11 anos. Cerca de  15,2% dos participantes, cerca de  4.924 adultos, confirmaram que não tomavam o café da manhã.

Os adultos que deixam de tomar o café da manhã provavelmente deixaram de ingerir nutrientes fundamentais para a saúde do corpo humano. Isso porque da  hora em que vamos dormir até a hora em que despertamos, ficamos  um longo período em jejum. É neste momento em que os hormônios trabalham no nosso corpo fazendo a digestão de  tudo o que comemos na noite anterior. E isso gera  queima de glicose e de glicogênio, processo  que acontece  para gerar energia e manter o organismo funcionando, com a  circulação e a respiração. 

A análise de dados revelou  que pular o café da manhã, fez as pessoas deixarem de ingerir nutrientes fundamentais, como:

.O  cálcio do leite

.A vitamina C das frutas

.As fibras, vitaminas e minerais dos cereais

 Isso provavelmente  deixou estas pessoas desnutridas para o restante do dia, em relação às outras que tomaram seu café da manhã normalmente.

 “Alimentar-se de manhã é uma estratégia para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e melhorar a qualidade da dieta. Se o café da manhã for adequado e equilibrado, seguido de refeições igualmente equilibradas, mas de menor densidade calórica, pode contribuir para compor um bom hábito alimentar. Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos, como doces, frituras, salgados e alimentos industrializados”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia(ABRAN). 

A pesquisa também constatou que as pessoas que pularam essa refeição tiveram uma dieta geral de qualidade inferior do que aqueles que tomaram o café da manhã, além de serem mais propensos a comer mais açúcares, carboidratos e gordura total  ao longo do dia, como se fosse uma espécie de reposição, uma ‘’caça aos nutrientes perdidos’’ pela ausência do café da manhã.

 

Café da manhã: não pule a refeição

Uma outra razão para não  deixar nunca de fazer a primeira refeição do dia,é que há uma tendência a não comer os alimentos que geralmente são ingeridos no café da manhã ao longo do dia. Ou seja,se você deixou de comê-los no desjejum,provavelmente não irá comer mais nenhum deles naquela data. Como diz a dra.Marcella,“portanto, esses nutrientes comuns do café da manhã se tornam uma lacuna nutricional.

De acordo com as orientações nutricionais do   Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, existem itens que são considerados   “componentes dietéticos de preocupação de saúde pública” para a população geral.São eles:

.Cálcio

.Potássio

.Vitamina D

.Fibras

Segundo o estudo americano, a falta destes  nutrientes está associada a problemas de saúde. Além disso, até hoje, a maioria das pesquisas relacionadas ao café da manhã tinha como foco as consequências da perda da refeição matinal nas crianças em idade escolar, revelando problemas como falta de concentração e comportamento inadequado.

 “Um bom desjejum é um combustível para o cérebro. Os neurônios utilizam a glicose como principal substrato energético, portanto, o café da manhã contribui para a realização de atividades que demandem atenção e raciocínio”, enfatiza a médica Marcella Garcez.

Além das atividades escolares,um bom café da manhã também é fundamental para estimular o cérebro para execução das tarefas profissionais ao longo do dia.

 

Café da manhã: refeição e mais saúde

A conclusão do estudo aponta vários nutrientes fundamentais, como vitaminas e sais minerais, que deixaram de ser ingeridos pelas pessoas que eliminaram o café da manhã,em comparação a quem manteve a refeição matinal. As maiores perdas foram dos seguintes nutrientes:

.Cálcio

.Ferro

.Vitamina A

.Vitaminas B1,B2 e B3

.Vitamina C

.Vitamina D

.Folato

 

Segundo a médica Marcella Garcez, “pessoas que tomaram café da manhã comeram mais calorias totais do que pessoas que não tomaram café da manhã, mas o almoço, jantar e lanches foram muito maiores para pessoas que pularam o café da manhã e tendiam a ter uma dieta de qualidade inferior. Isso mostra que aqueles que pularam o café da manhã tinham um perfil nutricional com carência de nutrientes e aqueles que tomaram o café da manhã tinham um perfil nutricional diferente”.

Mas afinal, o que seria um café da manhã saudável, nutritivo e que traga benefícios para a saúde?

 “Um café da manhã saudável tem todos os macronutrientes em equilíbrio, ou seja, proteínas de alto valor biológico, como ovos, queijos magros, iogurtes, proteínas de soja e grão de bico, carboidratos saudáveis, como cereais integrais, aveia, frutas, além de gorduras boas como sementes oleaginosas e azeite de oliva. O acompanhamento nutrológico é essencial para uma dieta saudável e que atenda às necessidades de cada indivíduo”, conclui a dra. Marcella.

 

Contamos com a colaboração  da Holding Comunicações e da médica:

Dra.Marcella Garcez/Nutróloga

A emoção mexe com o prato

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

10 alimentos para a mulher

10 alimentos para a mulher

Conheça alimentos que contribuem para a saúde feminina


VEJA TODAS AS MATÉRIAS