Alguns exercícios são ferramentas fundamentais para quem deseja emagrecer. Os principais são os aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e natação
Exercícios aeróbicos são grande aliados de quem quer perder peso e ajudam a emagrecer. Tais atividades, junto com uma dieta balanceada, garantirão a eliminação da gordura corporal de forma saudável.
? Calcule aqui seu percentual de gordura
“Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.
O ato de caminhar ajuda a secar a barriga. A vantagem do exercício é que ele pode ser feito ao ar livre, na academia ou em casa. Os ambientes externos favorecem pessoas que se desestimulam em caminhar em ambientes fechados utilizando a esteira.
O ideal é caminhar em parques ou na orla marítima. E acrescentar dificuldade à caminhada utilizando ladeiras e escadas. Alem de auxiliar na eliminação da gordura do abdômen, a caminhada vai modelar os músculos das pernas, coxas e glúteos.
A natação, considerada um exercício completo, também ajuda a emagrecer, principalmente se durante o treino houver alternância nos tipos de nado.
Quanto mais diversidade na maneira de nadar, maiores serão os estímulos fornecidos ao corpo. E mais energia o praticante irá gastar. O exercício também ajuda a ampliar e coordenar melhor os movimentos e a aumentar a flexibilidade das articulações.
A corrida pode ajudar ainda mais no processo de emagrecimento. E proporciona benefícios as funções cognitivas como a memória e o aprendizado.
Também incrementa o sistema imunológico, diminui sintomas de ansiedade e depressão, além de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, tornando o coração mais resistente.
Por fim o ciclismo. Quem pedala, além de perder peso, vê o risco de problemas cardíacos reduzidos. A atividade ajuda a modelar glúteos e pernas.
Estes tipos de práticas físicas ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para o aumento do gasto calórico e a consequente perda de peso. Mas não esqueça: sempre procure orientação de um profissional de Educação Física antes de iniciar seu treinamento.
HIT é a sigla em inglês para “High Intensity Training”, ou Treino de Alta Intensidade, e o HITT se refere ao “High Intensity Interval Training”, que pode ser traduzido para Treino de Alta Intensidade Intervalado.
O HIT é muito utilizado em treinamentos que utilizam a musculação, com métodos de intensidade que fazem com que o exercício seja praticado até que o indivíduo alcance a exaustão máxima possível. É basicamente um treino de intensidade altamente elevada.
Já o HIIT é um método que ficou muito popular nos últimos anos e procura alternar intervalos de altíssima intensidade no treino, com períodos de recuperação, como por exemplo, correr na esteira por um tempo e depois descansar pelo mesmo período de tempo, ou fazendo isso de forma proporcional, de acordo com cada protocolo.
Mas qual seria o melhor para emagrecer? Augusto diz: ’”Tanto o HIT quanto o treino intervalado são bons para a queima de gordura corporal. O HIT mantem o corpo acelerado praticamente o tempo todo com menos intervalo. Já o treino intervalado tem um maior intervalo entre um tipo forte e outro, ou seja, maior variação de batimento cardíaco na sessão de treino. O treino intervalado promove maior queima de gordura visceral, a maior responsável pelo aumento de fatores de risco quando acumulada em excesso. Aconselho variar os treinos”.
Marcio Atalla fala tudo sobre emagrecimento, confira abaixo:
Um grupo de cientistas da Universidade da Flórida afirmou que o hormônio irisina ajudaria a inibir a formação de novo tecido adiposo. Este hormônio é liberado quando o coração e outros músculos estão em esforço, além de ajudar a queimar gordura e evitar que novas células de gordura se acumulem.
Segundo especialistas, a atividade física também promove a saúde cardiovascular e ossos mais fortes, segundo os especialistas. A irisina cumpre papel fundamental na transformação dos estoques de energia de células de gordura branca em células de gordura marrom, que queima calorias.
A co-autora do estudo, Li-Jun Yang, destaca que estas descobertas revelam um benefício extra da atividade física.
Inclusive, o desempenho pode ser auxiliado ou prejudicado se a pessoa estiver alerta ou sonolenta na hora escolhida para praticar a atividade física.
Por essa razão, existem estudos para avaliar as vantagens e desvantagens da prática de exercícios em vários períodos do dia. Porém, o consenso dos pesquisadores, segundo o ponto de vista metabólico e fisiológico, é que sejam praticados longe dos horários das refeições. De preferência, nas primeiras horas da manhã. Neste período do dia é mais fácil estabelecer uma rotina de exercícios, principalmente porque não atrapalham a rotina profissional.
? Atalla dá 5 dicas para deixar o sedentarismo para trás e criar uma rotina de exercícios
Vários estudos reforçam os benefícios da atividade física praticada pela manhã. Durante o dia, graças ao hormônio da endorfina, o praticante terá mais disposição e sensação do prazer. Já no final do dia o desempenho na atividade tende a ser maior, já que os níveis hormonais estão no ápice.
Quando o verão vem chegando, começa também a corrida pela boa forma. Muita gente apela para dietas mais radicais e aumentam a quantidade de atividade física na esperança de recuperar os quilinhos a mais adquiridos no inverno. Mas, que tal dessa vez fazer diferente, optando por uma dieta saudável e equilibrada, exercícios físicos realizados de forma regular e hidratar o corpo bebendo muita água?
Quem não fez uma loucura antes do verão em busca de um corpo perfeito? O pior é quando apelamos para medicação com objetivo de emagrecer sem prescrição médica ou apelamos para anabolizantes com o objetivo de turbinar os músculos em tempo recorde. Práticas perigosas que podem afetar gravemente à saúde e até provocar risco de morte.
A grande verdade é que não adianta correr atrás da boa forma perdida para emagrecer e ganhar músculos. Conseguir boa forma em pouco tempo pode trazer malefícios a médio e longo prazo. A redução de gordura corporal ou ganho de massa muscular só se consegue com equilíbrio entre alimento, treino e repouso.
Para chegar sarado no verão, o primeiro passo e buscar orientação adequada. Isso inclui endocrinologista, nutricionista, e profissional de educação física. Ninguém deve começar uma dieta e/ou atividade física sem o apoio desses profissionais. Os cuidados podem retardar um pouco a conquista do tão sonhado corpinho, mas permitirá que se chegue à meta de forma saudável.
Seguir uma rotina de exercícios com o objetivo de ganhar músculos e obter melhores resultados na academia não é fácil e tampouco rápido. É preciso ter paciência e adotar alguns procedimentos.
Primeiramente, é necessário incorporar no dia a dia uma rotina de alimentação saudável, e os tradicionais conceitos continuam valendo: evitar os doces e refrigerantes, ingerir mais fibras e alimentos integrais. Por isso também, nunca vá para academia em jejum. Se o objetivo é emagrecer, desista. Seu corpo iniciará um processo chamado catabolismo, que faz perder massa muscular e não gordura.
Outra medida a ser considerada é aliar a musculação a exercícios aeróbicos. Dessa forma, emagrecer e ganhar massa muscular magra será mais fácil.
Fazer sempre os mesmos movimentos por um longo período de tempo, também não é aconselhável. Tente diversificar. E, por último e não menos importante, procure descansar. Não é necessário e nem faz bem a saúde treinar sete dias na semana sem algum intervalo. Procure aprender a ouvir a sabedoria do seu corpo. Ficou cansado, descanse.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros