Correr para emagrecer
A corrida ajuda a perder peso mas deve ser combinada com outras ações
Por: Equipe Marcio Atalla
Quando se fala em queima de calorias, a maioria das pessoas pensa logo em exercícios aeróbicos e entre estes a tradicional e tão conhecida corrida.
é um dos mais lembrados e praticados. Efetivamente, correr sempre foi associado à perda de peso, ao ‘’secar’’ usando uma gíria de quem gosta de atividade física. Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. Mas correr realmente ajuda na queima de calorias e na consequente redução do peso corporal?
Bom, a corrida pode ser realmente uma grande aliada para quem busca diminuição de peso e ficar mais esbelto. Só que algumas questões devem ser levadas em conta para que este tipo de exercício funcione realmente como esse objetivo.
Para que a corridinha seja eficiente é preciso;
.Fazer o aquecimento adequado
.Mudar a dieta.
.Dormir bem
Aquecendo antes de correr para emagrecer
Ainda tem gente hoje em dia que pensa que aquecer antes de correr não é importante ,sendo dispensável. Mas a realidade é bem outra. O aquecimento não é perda de tempo ,nem gasto de energia. Pelo contrário, é extremamente e necessário e fundamental, pois é ele que irá preparar o corpo para a atividade física, evitando inclusive dores e lesões.
O aquecimento é uma espécie de transição entre o estágio de repouso no qual o corpo se encontra, deixando-o pronto para o estágio de esforço, que será exigido dele durante a corrida. Quem resolve começar a correr sem aquecer, começa a se movimentar com déficit de oxigênio ,gastando mais energia nos músculos e articulações e submetendo o organismo a uma carga de estresse desnecessária e prejudicial à saúde.
A educadora física Ana Luiza Castro, criadora do grupo de corredoras ‘’Mulheres com Asas’’, acrescenta que cada pessoa deve encontrar o seu próprio ritmo.
‘’Não adianta ,se você vai correr em grupo, por exemplo, querer correr no ritmo da outra pessoa, para acompanhar alguém. Corra no seu tempo, até sua musculatura ir se acostumando e você aumentar o ritmo’’, explica.
Ela também dá outra dica para quem quer correr para perder peso:
‘’Procure usar um bom tênis. E não adianta correr 6 vezes por semana. É preciso alternar o treino com o descanso. E nunca deixar de fazer o aquecimento!’’
Corrida combinada com dieta
A corrida pode ser um excelente exercício par quem quer emagrecer, mas também neste tipo de modalidade é preciso seguir aquela equação básica: para emagrecer é preciso aumentar o gasto de calorias e diminuir a ingestão de calorias. Simples assim!
É o chamado ‘’desequilíbrio calórico’’. Mas o que ocorre é que muitas pessoas acham que só correr, sem provocar este chamado ‘’desequilíbrio calórico’’ irá gerar a perda de peso. Não adianta correr e depois cair naquelas generosas fatias de torta de chocolate ou mergulhar num prato de batatas fritas com uma cervejinha acompanhando. É preciso balancear dieta e atividade física.
Por exemplo: durante uma corrida, você irá queimar em média 100 calorias a cada 1,6m de exercício. Por essa conta, caso você corra algo ente 3 e 4 Km, deverá perder entre 200 a 300 calorias. Ora, se depois do treino você comer uma barra de chocolate inteira, vai recuperar mais ou menos 400 calorias. Ou seja, o resultado da corrida terá sido zero ,ou melhor, abaixo de zero.
Sabendo equilibrar o que se come, com a corrida, o resultado tende a ser muito positivo. Até porque está provado que a corrida em alta intensidade, gera o efeito tão conhecido entre malhadores e esportistas que é a queima de calorias mesmo com o organismo em repouso, depois do fim do treino. Mas é claro, nada de sair fazendo loucuras por aí. Caso você nunca tenha corrido, comece num ritmo mais lento , com 3 corridas de 30 minutos por semana. E sempre depois de fazer um check-up médico e a consulta a um profissional de Educação Física.
Correr para emagrecer: a importância do sono
Além de acertar a dieta, quem quer usar a corrida para emagrecer tem também que procurar dormir melhor. Sim, isso mesmo, descansar e ter uma boa noite de sono é tão importante para perder peso, quanto ter bons hábitos de alimentação e a prática do exercício em si.
Como o objetivo é perder peso, descansar à noite é tão importante quanto se exercitar e ter bons hábitos alimentares. Estudos publicados na revista científica americana Plos One revelam que as pessoas que dormem pouco tem mais propensão a ter índices de massa corporal e circunferências de cintura maiores do que quem tem o hábito de dormir mais e melhor.
Uma boa notícia é que uma prática pode impulsionar a outra . O fato é que a atividade física da corrida ajuda quem pratica, a dormir mais facilmente e profundamente. Várias pesquisas acadêmicas atestam que atividade física aeróbica, entre moderada e intensa, melhora a qualidade do sono. E este bom sono irá melhorar também a capacidade cardiovascular do organismo.
Mas se você tem o hábito de praticar corrida no período noturno, só precisa ficar atento para que a temperatura do corpo e a frequência cardíaca estejam mais baixas na hora em que for dormir. Uma boa técnica é procurar fazer um relaxamento ou meditação, desacelerando o organismo antes de deixar o sono chegar.