Bursite não é artrose!
Aprenda a identificar quando a dor no joelho é bursite
Por: Equipe Marcio Atalla
Você já sentiu dor no joelho alguma vez? É bem provável que sim, pois esta é uma queixa repetida entre grande parte dos pacientes que procuram atendimento nos consultórios de ortopedistas. Isto porque o joelho é uma das áreas do corpo humano mais comuns a enfrentar problemas como:
.Dores
.Inchaço
,Inflamações
E geralmente quando surgem algumas dessas reações, muita gente pensa logo que a causa é uma possível artrose. Mas nem sempre esta é a explicação, pois podem haver outras causas, como por exemplo uma bursite!
Para saber como diferenciar bursite de artrose e não se enganar no diagnóstico, siga lendo até o final esta matéria que preparamos para você.
Bursite e artrose
A bursite é uma das causas mais comuns de dores nos joelhos. Mas para entender melhor o que é esta doença, procuramos a explicação de um especialista, o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
“A bursite é a inflamação das bursas, que são pequenas bolsas compostas por líquido sinovial localizadas ao redor da articulação. Essas bolsas servem para proteger e reduzir atritos e impactos de estruturas moles em superfícies rígidas, como os ossos. Ou seja, existem bolsas ou bursas próximas a tendões e ligamentos”, diz o médico.
Entre os sintomas característicos da bursite estão:
.Dor
.Inchaço
.Dificuldade de movimento
.Sensação de calor na região
O dr. Marcos Cortelazo explica ainda quais as principais causas da bursite.
‘’As bursites podem estar relacionadas a um trauma direto, a fricção ou por contiguidade, quando as bursas estão próximas a uma estrutura de tendões e sofrem fricção ou até mesmo pela própria tendinite. Ou seja, o tendão inflamado pode levar a uma inflamação da bursa”.
Já a artrose, que frequentemente é confundida com a bursite é uma doença degenerativa que ataca a cartilagem das articulações, provocando mudanças na ossatura, atacando além dos joelhos outras partes do corpo como:
.A coluna
.O quadril
.As mãos e os dedos
A artrose pode evoluir e se tornar uma condição bastante danosa pois a cartilagem pode ser totalmente danificada, o que irá fazer com que os ossos do corpo entrem em atrito uns com os outros, provocando um desgaste bem grave e prejudicial à saúde.
E entre os sintomas da artrose, estão:
.Dores
.Inchaços
.Sensação de queimação
,Diminuição dos movimentos
.Rangidos nas articulações
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuide-dos-joelhos-correndo/
Como prevenir a bursite
Uma das melhores formas de prevenção da bursite nos joelhos é fortalecer a musculatura dos membros inferiores. E a atividade física com carga é uma das opções.
“Em relação a qual exercício mais indicado, diríamos que a musculação é o principal exercício que ajuda a fortalecer e proteger os joelhos. Nela, temos que ter como foco alguns grupos musculares’’, fala o ortopedista.
Entre os músculos que devem ser trabalhados estão:
.Os glúteos
.A região adutora da coxa
.A panturrilha
.Os quadríceps
.O flexores: músculos esquiotibiais na região posterior de coxa e quadril
‘’ Além do fortalecimento, também devemos lembrar de fazer um trabalho bem apurado de alongamentos desses grupos musculares”, completa o especialista.
Confira ainda:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/atividade-fisica-nao-causa-artrose-ao-joelho/
O tratamento
Antes de definir qual o tratamento a ser aplicado, é preciso se consultar com um médico ortopedista para definir qual a causa da bursite.
“Caso seja um trauma, vamos proteger o local e usar medidas anti-inflamatórias. Se foi uma contiguidade, uma estrutura tendinosa, temos que tratar a inflamação do tendão também. Existem ainda as bursites infecciosas, que são aquelas por trauma direto, mas que devido a um ferimento na região, pode haver a contaminação bacteriana”, indica o ortopedista.
E conclui o médico:
“Numa bursite inflamatória, recomendamos o uso de anti-inflamatório oral, cuidados locais como crioterapia, aplicação de gelo e fisioterapia. E nas bursites infecciosas, existe a abordagem com antibioticoterapia e, em alguns casos, a necessidade de drenagem cirúrgica da infecção. Em todos eles, devemos diminuir o nível de atividade daquela articulação, até que ocorra a completa cura”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista
Curtiu? Então você vai curtir essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/emagrecer-e-bom-pro-joelho/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/