Dia Nacional da Saúde Bucal chama atenção para prevenção de doenças
Problemas nas gengivas e dentes podem provocar males cardiovasculares
Por: Equipe Marcio Atalla
Dia 25 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal é a data chama atenção para a importância em se tratar da boca e dentes a fim de evitar o surgimento e o agravamento de doenças, além das incômodas dores que podem ocorrer, causando muito mal-estar.
Muitos problemas surgem por inflamações que atingem os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, principalmente doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca, diabetes, doenças respiratórias e até riscos na gravidez. As doenças periodontais são infecto-inflamatórias que atingem os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (ligamento periodontal e osso) dos dentes. A falta de cuidados com essa região pode levar à perda dos dentes e à formação de tártaro (placa bacteriana que mineraliza e endurece) e o surgimento de bolsas periodontais, que também podem agravar outros problemas de saúde como a diabetes e doenças respiratórias.
De acordo com as estatísticas do INCOR – Instituto do Coração – 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana (infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas) obtiveram um histórico de má higiene oral. Por isso, alguns cardiologistas, além dos exames de rotina, também recomendam aos seus pacientes que mantenham uma rotina de higiene oral adequada. Portanto, a melhor defesa é a cuidadosa higiene oral diária com uma boa escovação e consultas regulares ao dentista. Fonte: Holding Comunicação.