Cura do HIV está cada vez mais próxima

Universidades britânicas obtêm êxito no tratamento em um portador do vírus

Por: Equipe Marcio Atalla


Cura do HIV está cada vez mais próxima

A cura para o HIV pode estar bem próxima. Uma equipe de cientistas de cinco universidades britânicas – Oxford, Cambridge, Imperial College London, King’s College London e University College London — conseguiu êxito no tratamento de um paciente do Reino Unido, após realizar experimentos com 50 voluntários portadores do vírus.

Até o momento, os tratamentos só haviam obtido êxito em impedir a multiplicação do vírus, mas não haviam conseguido eliminá-lo. Os medicamentos não podem ser interrompidos, o que deixa o vírus detectável no sangue, mas ele permanece em estado dormente.

No estudo, os voluntários participantes, ao todo 50, receberam uma vacina que ajudou a identificar células infectadas pelo HIV. A seguir foi ministrada a droga denominada Vorinostat, que ativou as células com o vírus dormente, permitindo sua identificação pelo sistema imunológico.

Um dos pacientes, de 44 anos e que não teve a identidade revelada, após o tratamento, não teve o vírus identificado. Mas os testes continuam pelos próximos cinco anos. Enquanto os estudos forem realizados as terapias antirretrovirais não serão abandonadas.

Foi à primeira tentativa dos cientistas para a cura total do HIV. Os esforços para conseguir erradicar a doença continuam e o momento está cada vez mais próximo.

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS