A língua não serve só para falar

Ela pode apresentar sinais que revelam problemas de saúde

Por: Equipe Marcio Atalla


A língua não serve só para falar

Você sabia que uma língua saudável é rosada, viçosa, brilhante, tônus e saburra (crosta que cobre o fundo da língua) branca, fina e úmida? Se ela estiver com coloração diferente e aparência distinta, pode começar a se preocupar com a sua saúde e marcar uma consulta médica. É que o estado da língua pode refletir sintomas de algumas doenças.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, esclarece que a presença de tremores, inchaço, marcas de dentes ou cor alterada demonstram aspectos menos saudáveis. “É preciso levar em consideração esses sinais, já que podem ser avaliados como um alerta do próprio organismo, avisando que algo de errado pode estar acontecendo”, explica o especialista.

Por exemplo, se ela estiver esbranquiçada, pode ser sinal de toxinas no estômago ou nos intestinos. Caso ela apresente feridas ou lesões, pode ser que esteja acontecendo uma inflamação ou infecção, sendo necessário exame mais detalhado. Caso esteja amarelada, algum problema na vesícula biliar ou no fígado pode estar acontecendo. Se estiver azulada, coração pode estar sofrendo e ainda se aparência é muito vermelha e inchada pode indicar falta de vitaminas. Para dirimir dúvidas, a recomendação sempre é ir ao seu médico de confiança.

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS