Pesquisa diz que desodorantes alteram o microbioma da pele

Estudo descobriu que os antitranspirantes alteram o microbioma de bactérias na pele humana. Ainda não se sabe se isso traz prejuízos à saúde

Por: Equipe Marcio Atalla


Pesquisa diz que desodorantes alteram o microbioma da pele

Um estudo americano descobriu que desodorantes ou antitranspirantes alteram o microbioma de bactérias encontradas na pele humana. A meta agora é descobrir se essa alteração pode prejudicar a saúde.

O estudo, realizado pela Universidade do Estado de Norte Carolina, Museu de Ciências naturais de Norte Carolina e universidade Duke e Rutgers contou com a presença de 17 participantes: três homens e quatro mulheres que usavam antitranspirantes, três homens e duas mulheres que usavam desodorantes, e três homens e duas mulheres que não usavam nenhum desses produtos.

Desodorantes afetam microbioma da pele, afirma pesquisa

Durante oito dias os participantes tiveram suas axilas analisadas. No primeiro dia, a rotina para todos foi normal. Do dia dois ao dia seis, todos ficaram sem desodorante ou antitranspirante. E nos dias sete e oito, todos usaram os produtos.

Desodorantes microbioma pele

Crédito foto: © Kazzakova via Canva.com

No primeiro dia foi constatado que as pessoas que usavam antitranspirante tinham menos micróbios do que as que não os usavam. Já as que faziam uso de desodorante apresentavam mais micróbios dos que as que não usavam esses produtos. No terceiro dia, os que usaram antitranspirantes começaram a ter maior crescimento de bactérias. No sexto dia, o número de micróbios entre todos os participantes se assemelhava.

Como algumas pessoas só fizeram uso desses produtos ao final do estudo e mesmo assim desenvolveram a mesma quantidade de micróbios dos outros, os autores da pesquisa puderam concluir que tais produtos diminuem bastante a capacidade das bactérias se desenvolverem.

Desodorantes microbioma pele

Crédito foto: © Jupiterimages via Canva.com

Os efeitos que produzem na pele e na saúde serão objeto de novos estudos.

Vale ressaltar que a amostra da pesquisa é bastante limitada e novos estudos são necessários para avaliar os resultados obtidos pelos pesquisadores dos EUA.

Suar mais afeta o emagrecimento? Marcio Atalla responde

Veja também
Calor favorece inchaço nas pernas; especialista dá dicas para evitar a situação
Suor
Cuidados com a pele dos 20 aos 50+

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS