Promessa… é dívida!

Aprenda dicas para cumprir  promessas como emagrecer ou parar de fumar

Por: Equipe Marcio Atalla


Promessa… é dívida!

‘’Ah…mês que vem eu começo uma dieta’’. ‘’Amanhã eu vou entrar numa academia’’. ‘’Este ano eu paro de fumar’’. Quem já não ouviu ou mesmo falou alguma dessas frases ? Pois é, o ser humano em geral vive criando metas e fazendo promessas deste tipo, que em geral representam a busca por uma maior qualidade de vida.

Mas da mesma forma que fazer isso é algo corriqueiro, também é extremamente  comum o não cumprimento destas promessas, o que geralmente gera desânimo e frustração. Entre as principais, que sempre estão ‘’na boca do povo’’, podemos destacar:

 

.Emagrecer

.Melhorar a alimentação

.Parar de fumar

.Dormir bem

.Ser mais tolerante

.Encontrar um novo amor

.Arrumar um novo trabalho

 

Em épocas como o Natal e o Reveillón, por exemplo,a sensação de fim de ciclo faz a maioria das pessoas estipularem uma série de objetivos para o novo ano que irá chegar. Mas independente do período em que sejam feitas, o importante é cumprir as promessas e conseguir melhorar de vida.  A psicóloga Mayara Vieira dá várias  dicas para que as pessoas consigam atingir os seus objetivos  prometidos de ter uma vida melhor.

 

Promessas: lidando com as surpresas

As listas de promessas são geralmente gigantescas e muitas vezes com ações difíceis de serem  realizadas, como se um portal mágico fosse se abrir e a pessoa com uma varinha de condão conseguisse fazer tudo o que prometeu.

A psicóloga Mayara Vieira afirma que é preciso, acima de tudo, ter força de vontade.

‘’Para que essas resoluções sejam realmente cumpridas, é necessário estar disposto a tirar do papel os planos estabelecidos. Saber para onde está indo e a forma de chegar até lá facilita o trato com as surpresas e imprevistos da vida. O importante aqui é entender que,  efetivamente, não estamos no controle dos acontecimentos inesperados, mas se a direção para onde se deseja ir já está determinada, fica mais fácil retomar o caminho e seguir”, afirma a psicóloga.

Ela acrescenta que para se alcançar a tão sonhada melhora na qualidade de vida, é preciso subdividir as promessas em pequenas metas:

 “Não dá para começar a construir uma casa pelo telhado. O mesmo serve para os objetivos da vida. Antes de emagrecer 20 quilos, é preciso perder 500  gramas. Dividir os planos em mini metas te ajuda a observar seu progresso e se manter firme na jornada, além de construir, pouco a pouco, um hábito que há muito era desejado. Dividi-los em pequenas realizações te ajuda a não desistir”.

Ela diz também que é preciso ter a noção bem clara do motivo que leva alguém a fazer uma promessa de mudança  de vida:

 “Se o seu desejo é aprender um novo idioma,  entenda o motivo. É para se virar em uma viagem? Passar em uma prova?  Aprender a língua mãe dos seus familiares? Depois, defina o que você precisa fazer para chegar até lá. Definir o passo a passo de cada meta é essencial para visualizar todo o percurso e não desistir na primeira dificuldade’’.

 

Promessas: emagrecer!

Uma promessa que quase todo mundo faz é a de perder peso. Mas da mesma forma que a promessa é feita facilmente, desistir de emagrecer também ocorre com frequência.

Para a psicóloga Mayara, é preciso saber porque alguém está querendo ficar magro:

‘’ É por você ou pelos outros que o desejo de emagrecimento existe? Estar à frente dos seus objetivos é a grande certeza para que eles aconteçam. Entenda o que é necessário acontecer para que os resultados apareçam. É preciso comer melhor, dormir melhor, fazer atividades físicas. Busque ajuda profissional, experimente novos desafios e lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou’’.

E se alguém quer emagrecer, é preciso também comer melhor:

‘’A alimentação é um fator fundamental em nossas vidas. Os alimentos servem para saciar, comemorar, presentear. Eles podem nos adoecer e nos curar. Tudo depende da quantidade, da qualidade e da forma como são consumidos.  Por vezes confundimos os sentimentos e o alimento surge como tratamento paliativo. Sabe aquela história do “eu mereço”? Pois então, essa é a porta de entrada da má alimentação. 

Ao invés de comer brigadeiro, pois você está triste, tente entender os motivos de sua tristeza e comer o brigadeiro quando estiver com vontade. Separar as emoções da alimentação é o pontapé inicial para se alimentar melhor.  

Feito isso, entenda que não existem alimentos bons ou ruins, proibidos e permitidos. Existem alimentos e ponto!  Um bom nutricionista pode te ajudar a colocar a mão na massa!’’, explica a psicóloga. 

Outra meta que muita gente se põe e inclusive pode ajudar a cumprir a promessa de emagrecer, é dormir melhor.

‘’A qualidade do sono está diretamente ligada com a nossa qualidade de vida. Uma coisa influencia a outra e vira um ciclo sem fim. Estabelecer horários é um começo. Defina um horário para estar na cama e para sair dela. Evite fazer uso de telas nesses instantes. É clichê dizer, mas ter menos estimulação visual antes de dormir e logo após acordar ajuda seu corpo a entender esses momentos’’.

Promessas: sem cigarro, mas com amor e tolerância!

Parar de fumar é outra promessa que os fumantes inveterados vivem fazendo. Mas como cumprir?

‘’A primeira dica é: querer abandonar o cigarro. Parece estranho, mas, geralmente, quem fuma, gosta de fumar. Por isso, o primeiro passo para abandonar o cigarro é querer abandonar o hábito por conta própria. Não porque a mãe, a esposa ou o filho querem. Caso contrário, a chance de ser uma tentativa frustrada é muito grande. Comece reduzindo a quantidade de cigarros pouco a pouco. Primeiro, defina quantos você fuma por dia. Depois reduza 1 dessa quantidade a cada 15 dias. Siga assim, sem pressa e respeitando seus limites’’.

Arranjar um novo trabalho é outra daquelas promessas de busca de qualidade de vida, que muitas vezes não são realizadas. O que fazer?

‘’Qualquer mudança deve partir de um lugar consciente para que isso não vire um ciclo de reclamações sem fim e você se coloque sempre como vítima dos acontecimentos. Entenda o que te faz mal e busque opções diferentes. Quem sabe você descobre que o problema é o ar condicionado dos escritórios e que sua aptidão é trabalhar em lugares abertos. E aí, apenas mudar de local de trabalho não vai mudar nada, talvez seja necessário mudar o nicho de emprego’’, diz a psicóloga. 

Além de trabalho, também acontece muito aquela promessa de ‘’encontrar um novo amor’’. Mas como é isso na prática?

‘’A grande dica é estar aberto para conhecer novas pessoas. A ansiedade, nesse caso, pode atrapalhar o desenrolar dos eventos. Em matéria de amor é preciso estar em paz e bem consigo mesmo. Dessa forma, o encontro tem grandes chances de ser feliz enquanto dure’’, afirma Mayara.

E ela conclui dando uma dica importante para outra meta que vive aparecendo nas listas de promessas das pessoas para ter uma vida com mais qualidade: como ser mais tolerante?

‘’A tolerância diz muito sobre você. Querer ser mais tolerante para que? Ser mais tolerante com quem? Tolerar o que? A tolerância passa pelo respeito e compreensão daquilo que é diferente e, ainda assim, importante para você.

Buscar conhecimento é uma forma genuína de ser tolerante. Converse com quem entende, busque por informações. Essa troca promove crescimento e diversidade’’. 

Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e da psicóloga Mayara Vieira

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

5 causas da queda de cabelo

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo


VEJA TODAS AS MATÉRIAS