Nova ameaça aos recém-nascidos
Vírus recém-descoberto provoca má formação nos bebês
Por: Equipe Marcio Atalla
Uma preocupante descoberta foi feita por cientistas australianos foi divulgada no último mês de abril. Cientistas australianos identificaram um vírus que causa danos ao cérebro de bebês. O microorganismo, que provocou mais de cem internações hospitalares em bebês na Austrália, foi denominado parechovirus. Após um ano, foi observado que parte dos bebês internados apresentaram problemas de desenvolvimento no cérebro.
O mais grave é que ainda não foi desenvolvido tratamento ou vacina para combater o vírus. A Sociedade da Australiana para Doenças Infecciosas (Asid, na sigla em inglês), os bebês que contraíram o vírus foram acometidos de convulsões e contrações musculares.
O estudo divulgado recentemente foi realizado com o objetivo de conhecer mais o vírus. O que já foi descoberto sobre como a infecção tem afetado as crianças, têm preocupado os cientistas. O vírus foi descoberto há 10 anos, mas o grande surto ocorreu em 2013, em Sidney, Austrália. A pesquisa constatou que 70% de mais de cem bebês apresentaram infecção neurológica. Os cientistas acompanharam 46 bebês durante um ano, constatando que metade deles apresentou comprometimento em seu desenvolvimento.
A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções como saliva, catarro, muco nasal ou fezes de pessoas infectadas. Qualquer pessoa pode contrair o vírus, mas bebês correm mais risco.
Embora ainda não haja indícios de uma epidemia global, há risco de novos surtos do vírus na Austrália. Para que não se espalhe, é importante monitorar essas infecções.