Aftas: sinal de alerta!
Saiba quando estas feridas na boca podem indicar algo grave
Por: Equipe Marcio Atalla
Você acorda pela manhã e ao ir ao banheiro fazer a higiene matinal, se olha no espelho do banheiro e descobre pequenas feridas na boca ou nas gengivas. Pois é: você está com aftas!
Estes ferimentos, apesar de dolorosos, geralmente somem de forma espontânea, com auxílio de medidas adequadas de higienização bucal e algumas alterações na alimentação.
Só que as feridas na boca podem também ser sintomas de algo muito mais grave, como alguns tipos de o câncer!
Para saber identificar quando as aftas são ou não perigosas, siga lendo esta reportagem.
O que são aftas?
As aftas são na verdade um tipo de úlceras ou feridas rasas que aparecem na cavidade oral e podem ser bem dolorosas. As aftas geralmente não são muito profundas e podem aparecer em vários pontos da boca. Geralmente surgem nestes locais:
.Língua
.Bochechas
.Lábios
.Gengivas.
Essas úlceras podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de comer, por exemplo. Além das feridas na boca, aftas podem causar até mesmo febre e fadiga. E uma curiosidade: as aftas costumam afetar mais os homens do que as mulheres.
Mas como identificar?
‘’A aftas são facilmente visíveis à inspeção da cavidade oral,mas podem ser confundidas com outras infecções na região bucal, como gengivite ou periodontite.Isso é muito comum’’,afirma o médico Ullyanov Toscano, cirurgião de cabeça e pescoço da UFRJ, com doutorado em Ciências pela USP.
Mas o que pode provocar as aftas?
“Os ferimentos podem decorrer de lesões traumáticas, herpes ou estomatites’’, diz o dr. Ullyanov .
Outras causas dessas lesões podem ser:
.Estresse
.Machucados nos tecidos da boca
.Dentaduras mal ajustadas
.Uso errado de aparelho ortodôntico
.Alimentos ácidos, como laranja e morango.
Sobre a alimentação, o médico acrescenta:
‘’Alimentos ácidos, muito condimentados e quentes devem ser evitados, quando se está com aftas’’.
Doces e chocolates também devem ser deixados de lado por quem está com afttas,pois alimentos açucarados e o cacau podem gerar uma reação alérgica na mucosa bucal, agravando o incômodo provocado por estas lesões na boca e gengivas.
É bom ressaltar que existem também muitas ‘’lendas urbanas’’ sobre as aftas. Uma delas é que a afta poderia ser transmitida através do beijo. Bom, isso não tem qualquer fundamento, muito menos comprovação científica. Aftas não podem ser transmitidas pelo ato de beijar,de forma alguma. É mais uma ‘’fake news’’ e das antigas.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/um-perigo-para-a-sua-saude-bucal/
Tratamento das aftas
Apesar de provocarem dor,as aftas geralmente desaparecem por conta própria ou com cuidados mínimos de limpeza bucal.
‘’O tratamento é individualizado de acordo com causa, mas no caso das aftas comuns o uso de corticoide tópico, analgésico e higiene oral são suficientes’’,fala o dr. Ullyanov.
Mas se ocorrer uma dor excessiva ou dificuldade para engolir, pode-se recorrer a tratamentos como:
.Bochechos
.Analgésicos
.Pomadas de uso oral
Em casos mais graves,talvez seja necessário o uso de anti-inflamatórios ou medicamentos que reduzam a acidez estomacal.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/a-saude-comeca-pela-boca/
Aftas e câncer
Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.
Estudos científicos mostram que o câncer de cabeça e de pescoço corresponde a 3% de todos os tipos de doenças oncológicas. Portanto,quando surgem feridas na boca é preciso diferenciar as aftas comuns das que podem sinalizar a ocorrência destas doenças.
Mas como fazer esta diferenciação?
“As aftas são dolorosas e normalmente desaparecem em até duas semanas. Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave não cicatriza nesse período e, na maioria dos casos, tende a piorar e aumentar de tamanho com o passar do tempo. Outra característica de uma lesão cancerígena é a ausência de dor, que se torna presente nos estágios iniciais da enfermidade”, explica o dr.Ullyanov.
E há algum exame médico para detectar aftas?
“Não existe um exame específico para diagnosticar as aftas, mas é possível identificá-las na consulta clínica. Em outros casos, uma biópsia da lesão pode ser necessária se houver suspeitas de outras doenças”, comenta o médico.
Quando há alguma suspeita da afta ser um sintoma de câncer,que orientação médica o paciente deve procurar?
‘’Os profissionais mais indicados para uma avaliação desse úlceras são cirurgião de cabeça e pescoço, um dentista especializado em estomatologia’’,conclui o médico.
Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e do médico Ullyanov Toscano: Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Gostou? Então confira mais estas:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cafe-pode-ajudar-a-diminuir-o-risco-de-cancer-na-boca/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-desagradavel-mau-halito/