7 motivos para você largar o cigarro!

Saiba alguns males que o fumo provoca e porque abandonar este vício

Por: Equipe Marcio Atalla


7 motivos para você largar o cigarro!

O tabagismo é classificado pela medicina como uma doença crônica provocada pela dependência da nicotina. Segundo dados da  Organização Mundial da Saúde(OMS) mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por complicações causadas pelo fumo. Deste número,7 milhões são fumantes e cerca de 1 milhão são os chamados fumantes passivos, que são expostos ao cigarro.

A nicotina vem do tabaco, que é uma planta que gera diversos produtos, como:

.Cigarro

.Charuto

.Fumo para cachimbo

.Cigarro de palha

.Cigarrilha

.Tabaco para narguilé

.Dispositivos eletrônicos para fumar(os vape)

 

O tabagismo é um vício que contribui para o aparecimento de mais de 50 doenças, entre elas:

.Câncer(pulmão,fígado,pâncreas,rim,esôfago,boca,laringe,faringe,bexiga,colo do útero)

.Leucemia

.AVC

.Tuberculose

.Osteoporose

.Catarata

Só no Brasil 443 pessoas morrem diariamente por complicações do fumo. Então,fique atento a 7 grandes motivos para você abandonar de vez este vício!

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/uma-nova-forma-de-combater-o-vicio-do-fumo

 

Pele e cabelos

 O cigarro é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, favorecendo o surgimento de flacidez, rugas e manchas. 

‘’O cigarro contém substâncias tóxicas que causam a vasoconstrição periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos. Como resultado, podemos notar uma perda de viço e luminosidade da pele, além do amarelamento do tecido e a diminuição da firmeza por conta da oxigenação e nutrição reduzidas”, explica a dermatologista  Paola Pomerantzeff,  da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).

Mas não é só a pele,os cabelos  também são  vítimas do tabagismo:

 “Para manter-se saudável e crescer adequadamente, o couro cabeludo precisa de oxigenação e nutrição, que são prejudicadas devido à vasoconstrição provocada pelo cigarro. Além disso, as substâncias tóxicas contidas no produto chegam ao couro cabeludo pela corrente sanguínea, gerando um quadro inflamatório que torna a região mais suscetível a sofrer com problemas como psoríase, dermatite seborreica, irritação, afinamento e quebra dos fios e até mesmo queda capilar”, afirma o dermatologista  Daniel Cassiano, também integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Infertilidade e problemas circulatórios

Uma questão  grave que o fumo provoca e muitas  vezes é esquecida,é que ele é uma das principais  causas da infertilidade humana:

 “Nas mulheres, o tabagismo é capaz de favorecer a deterioração dos óvulos, envelhecendo-os em até dez anos e acelerando o início da menopausa. Já nos homens o hábito de fumar diminui a quantidade de espermatozoides e fragmenta o DNA do esperma, reduzindo assim a capacidade de fecundação, além de também contribuir para a perda do apetite sexual e a disfunção erétil”, alerta o médico ginecologista  Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.

A nicotina consumida através do fumo pode levar a gravíssimos problemas circulatórios como arteriosclerose e tromboangeite obliterante, uma enfermidade que afeta as extremidades do corpo. Nos dois casos, as complicações podem levar à amputação de membros, como  pernas, pés e mãos.

Além disso, a nicotina reduz a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono diminui a concentração de oxigênio no sangue. “Todo esse processo pode causar complicações para o normal funcionamento dos vasos, que ficam mais suscetíveis ao entupimento, podendo levar a processos de trombose, principalmente quando há fatores de risco envolvidos’’,diz a médica Aline Lamaita, cirurgiã vascular  e integrante  da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular(SBACV).

 

Confira:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/relacao-entre-fumo-e-cancer-de-pulmao

 

O cérebro, as cicatrizações e a nutrição

Os cigarros possuem em sua composição vários elementos químicos(como o acetato de chumbo), altamente tóxicos, que podem atingir o  cérebro,provocando declínio mental e  demência. 

E ainda aumentam os riscos para as pessoas que vão precisar se submeter a procedimentos estéticos ou mesmo cirurgias:

 “Existe uma maior incidência de complicações cirúrgicas em pacientes tabagistas devido à vasoconstrição causada pelo cigarro, incluindo trombose pulmonar, infecção, hematoma, necrose de tecidos e problemas com qualidade de cicatriz. Estudos apontam um aumento de até quatro vezes o número de complicações em decorrência do tabagismo, tanto no aparelho respiratório como risco de necroses e dificuldade de cicatrização da área operada”,explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance,titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP) e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). 

E o cigarro é maléfico até em aspectos nutricionais do organismo, como diz a médica nutróloga  Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):

‘“O cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos.  Além disso  o cigarro acelera o metabolismo, o que leva ao emagrecimento e reduz a oxigenação dos tecidos do organismo, que causa envelhecimento precoce e acelerado”.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos médicos:

Dra.Marcella Garcez/Nutróloga
Dr.Rodrigo Rosa/Ginecologista e Obstetra
Dra. Beatriz Lassance/ Cirurgiã Plástica
Dra.Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Dr.Daniel Cassiano/Dermatologista
Dra.Paola Pomerantzeff/Dermatologista

Gostou? Então não dei de ver:

Não ao cigarro!

Exercícios ajudam adolescentes a abandonar o fumo

Como parar de fumar sem ganhar peso?

 

 

 

Não confunda tosse com resfriado

Não confunda tosse com resfriado

Tosse em crianças pode ser sinal de alergia infantil

Risco silencioso!

Risco silencioso!

O câncer de testículo pode não apresentar sintomas

Maturidade com saúde

Maturidade com saúde

Saiba como garantir um envelhecimento saudável


VEJA TODAS AS MATÉRIAS