7 motivos para você largar o cigarro!
Saiba alguns males que o fumo provoca e porque abandonar este vício
Por: Equipe Marcio Atalla
O tabagismo é classificado pela medicina como uma doença crônica provocada pela dependência da nicotina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde(OMS) mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por complicações causadas pelo fumo. Deste número,7 milhões são fumantes e cerca de 1 milhão são os chamados fumantes passivos, que são expostos ao cigarro.
A nicotina vem do tabaco, que é uma planta que gera diversos produtos, como:
.Cigarro
.Charuto
.Fumo para cachimbo
.Cigarro de palha
.Cigarrilha
.Tabaco para narguilé
.Dispositivos eletrônicos para fumar(os vape)
O tabagismo é um vício que contribui para o aparecimento de mais de 50 doenças, entre elas:
.Câncer(pulmão,fígado,pâncreas,rim,esôfago,boca,laringe,faringe,bexiga,colo do útero)
.Leucemia
.AVC
.Tuberculose
.Osteoporose
.Catarata
Só no Brasil 443 pessoas morrem diariamente por complicações do fumo. Então,fique atento a 7 grandes motivos para você abandonar de vez este vício!
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/uma-nova-forma-de-combater-o-vicio-do-fumo
Pele e cabelos
O cigarro é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, favorecendo o surgimento de flacidez, rugas e manchas.
‘’O cigarro contém substâncias tóxicas que causam a vasoconstrição periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos. Como resultado, podemos notar uma perda de viço e luminosidade da pele, além do amarelamento do tecido e a diminuição da firmeza por conta da oxigenação e nutrição reduzidas”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).
Mas não é só a pele,os cabelos também são vítimas do tabagismo:
“Para manter-se saudável e crescer adequadamente, o couro cabeludo precisa de oxigenação e nutrição, que são prejudicadas devido à vasoconstrição provocada pelo cigarro. Além disso, as substâncias tóxicas contidas no produto chegam ao couro cabeludo pela corrente sanguínea, gerando um quadro inflamatório que torna a região mais suscetível a sofrer com problemas como psoríase, dermatite seborreica, irritação, afinamento e quebra dos fios e até mesmo queda capilar”, afirma o dermatologista Daniel Cassiano, também integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Infertilidade e problemas circulatórios
Uma questão grave que o fumo provoca e muitas vezes é esquecida,é que ele é uma das principais causas da infertilidade humana:
“Nas mulheres, o tabagismo é capaz de favorecer a deterioração dos óvulos, envelhecendo-os em até dez anos e acelerando o início da menopausa. Já nos homens o hábito de fumar diminui a quantidade de espermatozoides e fragmenta o DNA do esperma, reduzindo assim a capacidade de fecundação, além de também contribuir para a perda do apetite sexual e a disfunção erétil”, alerta o médico ginecologista Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.
A nicotina consumida através do fumo pode levar a gravíssimos problemas circulatórios como arteriosclerose e tromboangeite obliterante, uma enfermidade que afeta as extremidades do corpo. Nos dois casos, as complicações podem levar à amputação de membros, como pernas, pés e mãos.
Além disso, a nicotina reduz a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono diminui a concentração de oxigênio no sangue. “Todo esse processo pode causar complicações para o normal funcionamento dos vasos, que ficam mais suscetíveis ao entupimento, podendo levar a processos de trombose, principalmente quando há fatores de risco envolvidos’’,diz a médica Aline Lamaita, cirurgiã vascular e integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular(SBACV).
Confira:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/relacao-entre-fumo-e-cancer-de-pulmao
O cérebro, as cicatrizações e a nutrição
Os cigarros possuem em sua composição vários elementos químicos(como o acetato de chumbo), altamente tóxicos, que podem atingir o cérebro,provocando declínio mental e demência.
E ainda aumentam os riscos para as pessoas que vão precisar se submeter a procedimentos estéticos ou mesmo cirurgias:
“Existe uma maior incidência de complicações cirúrgicas em pacientes tabagistas devido à vasoconstrição causada pelo cigarro, incluindo trombose pulmonar, infecção, hematoma, necrose de tecidos e problemas com qualidade de cicatriz. Estudos apontam um aumento de até quatro vezes o número de complicações em decorrência do tabagismo, tanto no aparelho respiratório como risco de necroses e dificuldade de cicatrização da área operada”,explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance,titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP) e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
E o cigarro é maléfico até em aspectos nutricionais do organismo, como diz a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):
‘“O cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos. Além disso o cigarro acelera o metabolismo, o que leva ao emagrecimento e reduz a oxigenação dos tecidos do organismo, que causa envelhecimento precoce e acelerado”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos médicos:
Dra.Marcella Garcez/Nutróloga
Dr.Rodrigo Rosa/Ginecologista e Obstetra
Dra. Beatriz Lassance/ Cirurgiã Plástica
Dra.Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Dr.Daniel Cassiano/Dermatologista
Dra.Paola Pomerantzeff/Dermatologista
Gostou? Então não dei de ver: