Acordo obriga indústria a retirar sal dos alimentos

Mesmo assim a hipertensão no Brasil continua alta

Por: Equipe Marcio Atalla


Acordo obriga indústria a retirar sal dos alimentos

O Ministério da Saúde firmou um acordo com a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) e conseguiu retirar 14.893 toneladas de sódio de alimentos industrializados no período de 2011 e 2015. Ainda assim, continua alta a hipertensão entre os brasileiros. Um de cada quatro de nós sofre com a doença, um número considerado alto pelo MS.

O acordo teve início em 2011, com o macarrão instantâneo, pão de forma e pão bisnaguinha, conseguindo reduzir 1.859 toneladas de sódio. Em seguida, foram os bolos, biscoitos, batatas fritas, salgadinhos, reduzindo mais 5.793 tolenadas. Na terceira fase, foram as margarinas, cereais, caldos e temperos, diminuindo 7.241 toneladas de sódio. A nova fase investe em retirar o sódio dos embutidos, como linguiças, presuntos e mortadelas, além de queijos e sopas. O resultado só será conhecido no próximo ano.

O acordo visa retirar 28.562 toneladas de sódio do mercado brasileiro até 2020. A cada ano o Ministério da Saúde traça metas para obter maiores índices de reduções. A dificuldade está no fato do sal ser utilizado não só para dar sabor, mas para preservar os alimentos, por possuir propriedade antioxidantes.

A partir do acordo foram analisados 202 produtos de 22 empresas, para confirmar se houve de fato a redução da quantidade de sódio. Os poucos produtos onde a diminuição não ocorreu foram notificados pelo MS. Mas não chegou a ocorrer uma punição, pois o acordo é voluntário.

Segundo o Ministério da Saúde, o sal de cozinha é ainda a principal fonte de sódio do brasileiro, seguida do sal usado para processar alimentos e o utilizado nos alimentos que comemos fora de casa.

Não confunda tosse com resfriado

Não confunda tosse com resfriado

Tosse em crianças pode ser sinal de alergia infantil

Risco silencioso!

Risco silencioso!

O câncer de testículo pode não apresentar sintomas

Maturidade com saúde

Maturidade com saúde

Saiba como garantir um envelhecimento saudável


VEJA TODAS AS MATÉRIAS