Nutrição


Frutas que têm poderes

Vamos conhecer as propriedades de algumas frutas, que podem ajudar a melhorar a nossa saúde e disposição, física e mental!


Frutas que têm poderes

Além de muito saborosas, as frutas têm poderes que garantem o bom funcionamento do organismo e dão um chega para lá nas doenças. Conheça alguns benefícios de adicioná-las à sua rotina alimentar para a saúde do corpo e da mente.

Maça, a rainha das frutas

Muitos consideram a maçã a rainha das frutas por seus poderes medicinais. A fruta é um excelente remédio para o aparelho digestivo. Ajuda no combate à diarreia infantil, como diverticulite do cólon e prisão de ventre em adultos.

A consistência da fruta é dada pela celulose e pelos compostos pécticos que caracterizam sua estrutura. A pectina, glicídios não aproveitados pelo organismo, tem ação benéfica e protetora da mucosa digestiva.

Maçã: Poderes frutas

Essa substância é encontrada no suco, polpa, casca e ao redor das sementes da maçã. Por também conter sais minerais, vitaminas, ácido málico, fermento, tanino, a fruta é recomendada por médicos no período pós-operatório, principalmente depois das cirurgias realizadas no estomago e intestino.

Ingerida com casca, a maça auxilia nos tratamentos de colite e disenteria.

Mais motivos para se deliciar com o abacate

O abacate é uma fruta mais gordurosa, mas por ela ser monoinsaturada, acaba se tornando benéfica para saúde, porque colabora na redução de doenças cardiovasculares e crônicas. O chá de sua folha é diurético e o caroço, se tostado e moído, ajuda no combate a diarreia e disenteria.

Se você está querendo turbinar os músculos, o abacate pode ajudar no processo de hipertrofia muscular, fornece energia e contém alto teor de proteínas que ajudarão a recuperar o músculo da fadiga, combatendo ainda os radicais livres provocados pela prática do exercício.

Abacate: Poderes frutas

O fato de ser muito gordurosa não elimina a fruta das dietas de perda de peso. Muito pelo contrário, como possui muitas fibras, o abacate promove sensação de saciedade e ajuda a diminuir a fome. Desde que seja consumido em poucas quantidades.

Como a maior parte das frutas, o abacate também possui vitaminas A e do complexo B, E, além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Essas vitaminas e sais minerais colaboram com a saúde das gengivas e dos dentes, assim como das células e tecidos.

E ainda: a semente da fruta ajuda a combater diversas doenças

O que você faz com o caroço de abacate? Se o destino é a lixeira, experimente usar a semente da fruta para fazer um chá.  Sua saúde vai se beneficiar!

No caroço se concentram grande parte dos antioxidantes da fruta, em torno de 70%. Ele também é um antibiótico natural, que combate a cândida e toda a classe de fungos, que ajudam a proteger da febre amarela.

Como se sabe, os antioxidantes combatem os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce, as doenças degenerativas e o câncer. A semente da fruta também ajuda a combater diarreias, inflamações no trato gastrointestinal, prevenindo úlceras gástricas, e doenças bacterianas e virais.

Abacate: Poderes frutas

O caroço de abacate também fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir a gripe. E suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater doenças que atingem as articulações, como a artrite.

O chá da semente auxilia o emagrecimento por possuir capacidades termogênicas. Combate a ansiedade e a compulsão por comida.

O preparo é fácil. Basta lavar e secar a semente, depois de retirá-la da fruta. Depois, fervê-la por 10 minutos em água quente. Pode ser consumido quente ou gelado, ao longo do dia.

Açaí proporciona diversos benefícios à saúde

Que açaí é gostoso ninguém mais duvida. Tanto que a frutinha de cor roxa, natural do norte do Brasil, hoje é consumida na maior parte das regiões do país. O que muitos ainda desconhecem são os diversos poderes da fruta em função das antocianinas, substâncias que possuem a capacidade de acabar com os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A fruta é recomendada para quem tem anemia, devido a sua grande quantidade de ferro. Mas quem tem diabetes deve evitar o açaí, como também quem sofre de gastrite ou úlcera.

Açaí

Dentre as frutas, possui mais poderes antioxidantes do que a uva, combate o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea e previne problemas cardíacos. Também ajuda a combater o câncer, devido ao ácido oléico que possui, e auxilia a prevenção de osteoporose, por ser rica em cálcio e potássio.

O açaí também tem poder energético devido a sua grande quantidade de carboidratos, repondo a glicose perdida após a prática de exercícios. Mas, por ser calórico, o consumo deve ser feito de forma equilibrada, principalmente os acompanhamentos. Possui uma elevada quantidade de cálcio que, aliada às vitaminas, magnésio, potássio e ferro, ajudam o atleta a preservar a saúde do corpo e da mente.

A fruta pode ser usada em sorvetes, sucos, geleias, cereais e pura. Na Amazônia é consumida gelada em farinha de mandioca ou tapioca. Ou com pirão como acompanhamento do peixe assado.

O limão é uma rica fonte de vitamina C, além de possuir outros nutrientes fundamentais para a saúde…

O limão é com toda certeza um das frutas mais utilizadas pelo ser humano e repleta de poderes. Do suco, se faz a tradicionalíssima limonada, que além de saborosa é refrescante e saudável, e consumida em praticamente todos os países do mundo. Da casca se fazem doces e licores. O limão ainda é usado na preparação de outras delícias como sorvetes, xaropes, aperitivos e molhos.

O limão é uma das maiores fontes de vitamina C da natureza. Essa é uma vitamina muito importante, pois tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e retardam o envelhecimento. A vitamina C também tem um papel fundamental no combate a germes e bactérias, combatendo processos infecciosos que atacam e põe em risco a saúde do organismo.

Limonada

Mas nem só de vitamina C vive o limão. Ele também possui outras propriedades vitamínicas, sendo rico em vitamina A e também nas vitaminas do complexo B. Possui ainda uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Mas apesar de tudo isso, não se deve tomar o suco do limão puro, pois é muito ácido. O ideal é sempre diluí-lo em água e adoçá-lo à gosto.

Existem vários tipos de limões, como o limão-galego, o limão-siciliano e o limão-taiti. Quando ainda está verde, ele deve ser guardado em local fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado vai durar mais, se for guardado sob refrigeração.

Caqui evita várias doenças e até câncer

Além de suculento e saboroso, o caqui tem um benefício importantíssimo. A fruta ajuda a prevenir o câncer. Possui vasta quantidade de nutrientes que protegem dos radicais livres que são responsáveis pela doença. Os antioxidantes e fitonutrientes da fruta neutralizam esses radicais livres e previnem danos no DNA. Se danificadas as células do DNA se transformam em câncer. A fruta é eficaz nesse processo.

E não é só isso, também evita doenças causadas pelo envelhecimento e melhora a imunidade. É fonte de vitaminas, fibras e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, zinco, licopeno e betacaroteno. As fibras presentes no caqui ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a aumentar a sensação de saciedade, o que colabora nas dietas de emagrecimento.

Caqui

Caqui também é bom para a visão, prevenindo doenças comuns com o avançar da idade, como a catarata e a degeneração macular. Ingerir a fruta in natura é a melhor forma de consumi-la, mas pode também ser usada no preparo de sucos e geleias.

Caqui tem grande quantidade de açúcar, razão porque não deve ser consumido em excesso por quem deseja emagrecer e também por portadores de diabetes. A fruta possui tanino, uma substância que pode causar diarreia se for ingerida de estomago vazio ou em excesso.

Imagine uma fruta que atua em várias frentes… é o caju!

Caju é uma das frutas com poderes que tem total aproveitamento. A raiz é utilizada como laxante na medicina, a árvore fornece madeira, a casca dela tem ação adstringente e medicinal, as folhas novas produzem um suco que combate aftas, as folhas podem ser usadas como corante aromático e a polpa é rica em vitamina C.

Entre os alimentos ricos nesta vitamina, o caju possui maior concentração. E, ao contrário do que acontece nas frutas cítricas como a laranja, por exemplo, o ácido ascórbico ou vitamina C aumenta à medida que a fruta amadurece.

Caju

Além dos benefícios para a saúde, a possibilidade de usar a polpa do caju em vários preparos de pratos torna a fruta muito atraente. No Norte e Nordeste do Brasil, por exemplo, são preparados o suco fresco, a cajuada e a cajuína, que é o suco engarrafado e pasteurizado. E o resíduo é utilizado em compotas, geleias, doces em calda ou cristalizados.

Sua amêndoa ou castanha, é utilizada como salgadinho e ingredientes de pratos tipicamente baianos. Dentre as proteínas vegetais, a castanha do caju é a mais semelhante às proteínas fornecidas pela carne animal, podendo ser considerada uma “carne vegetal”.

👉 Marcio Atalla fala sobre os poderes das frutas e sucos

Veja também
A quantidade de fibras que cada frita fornece!
Nutricionista dá dicas para uma alimentação saudável durante o verão
6 alimentos ou bebidas que você deve minimizar ao máximo o consumo durante a quarentena




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone