Pular corda emagrece!

Conheça os benefícios do treino de pular corda

Por: Equipe Marcio Atalla


Pular corda emagrece!

Existe uma história antiga contada em academias de artes marciais sobre  um lutador de Vale Tudo que queria desafiar um campeão desta modalidade, mas o treinador dele  teria dito :’’Ok, você pode desafiar o campeão, mas só depois que conseguir ficar pulando corda por uma hora sem parar!’’.

Bom, sendo uma lenda urbana ou não, essa história ajuda a ilustrar que o treino de pular corda é muito mais do que uma ‘’brincadeira de criança’’. É uma atividade física bem séria, que ajuda a aumentar o condicionamento físico e a emagrecer ,com vários  benefícios, tais como:

Queima calorias

Fortalece os músculos

Melhora o sistema cardiovascular

Aumenta a coordenação motora

Começando a  pular corda

Então você se animou a começar um treino de pular corda. Qual o primeiro passo? É óbvio, mas também é preciso dizer: você precisa ter uma corda, é claro!

mas o quas d as d asd  as dasd asdasd as d as d as

asdasdasdasdasdasd

Existe vários modelos no mercado, a maioria em nylon ou PVC, com os cabos revestidos em geral com espuma ou produto similar para não machucar as mãos que seguram a corda durante os movimentos. Escolha o modelo que mais te agrade e vá em frente.

Agora que você já tem a corda fique atento à dinâmica do exercício. Melhor seria começar de frente para um espelho, assim você terá uma visão total da atividade. Comece a pular ao mesmo tempo em que gira a  corda  sobre o seu corpo, fazendo com que dê voltas. Tome cuidado para dar saltos baixos de no máximo 5cm, mantenha uma postura ereta da coluna e contraia o abdômen enquanto faz o exercício.

E ao pular, toque o chão com as pontas dos pés, assim você não irá sobrecarregar os joelhos, evitando o risco de lesões pelo impacto. E também não deixe as pernas totalmente estendidas, dobre-as um pouco enquanto realiza os movimentos.

Pular corda e emagrecer

Este tipo de exercício é realmente muito positivo para quem busca emagrecer, mas qual seria a frequência adequada para quem quer utilizar este treino para perder peso?

Bom, cada 30 minutos pulando corda queima cerca de 300 kcal, portanto uma média recomendada seria de 15 a 30 minutos por dia pulando corda para se atingir um gasto  calórico que contribua para o emagrecimento. Claro que no início você pode não aguentar pular direto sem parar ,então a dica é pular alguns minutos, ode ser até 1min por vez, intercalando com 1 min de descanso. Com o tempo você irá conseguir algo entre os 15 a 30 min estipulados, sem parar.

Mas atenção ,o treino de pular corda precisa estar aliado a uma dieta saudável, pois é aquela conta simples: mais gasto calórico  com  menor ingestão de calorias. Busque então uma alimentação mais saudável, que combinada com o metabolismo acelerado pelo exercício trará os resultados almejados.

Além de ajudar a perder peso, este treinamento também trabalha as pernas e as panturrilhas, que são acionadas o tempo todo Mas saiba também que o treino de pular corda começa a dar  resultado entre 45 a 90 dias após o início, portanto não adianta ter pressa. Mantenha o bom hábito e aguarde os resultados.

Cuidados ao pular corda

O treino de pular corda é uma excelente forma de atividade física, mas como todo exercício exige algumas precauções, como por exemplo:

.Pule corda num piso plano

.Use um tênis que amorteça o impacto

.Beba água durante o exercício

 

E mesmo sendo um treino físico de muita qualidade, ele não é para qualquer um. Existem algumas pessoas que por possuírem características específicas, devem evitar pular corda, como por exemplo:

 

Idosos e gestantes, porque podem estar com o equilíbrio corporal alterado e isso  aumenta o risco de quedas

Pessoas obesas também devem ter cuidado, pois o sobrepeso gera o risco de altos impactos nos ossos e tendões. Assim como as pessoas com lesões ou problemas crônicos nas articulações também devem evitar este tipo de atividade.

E quem tem algum problema cardíaco, pode pular corda? Desde que seja avaliado e liberado por um médico sim. Nesse caso é recomendável não fazer o treino de corda todo dia e alternar 1 min pulando com 1 min de descanso.

De qualquer forma é importante ressaltar que estes cuidados são inerentes a qualquer tipo de atividade desportiva e pular corda não seria diferente, já que envolve saltos que inevitavelmente vão oferecer algum tipo de impacto  para as articulações dos joelhos, quadril e tornozelos. Mas ainda assim, o treino de pular corda traz menos riscos de lesões graves do que uma corrida num ritmo forte, por exemplo. Isso ocorre porque durante o ato de pular corda, os saltos são bem baixos e o peso do corpo fica dividido entre as duas pernas  e não numa só, como ocorre na corrida.

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS